SSP terá acesso às câmeras OCRs da Prefeitura

Os radares da Prefeitura de São Paulo passarão a ajudar a Polícia no combate ao crime

O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, e o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, assinaram convênio para o compartilhamento de imagens e dados de OCR (Optical Character Recognition), nesta terça-feira (19). A previsão é a de que até 900 radares do município sejam integrados, gradativamente, ao sistema Detecta da polícia.

A parceria tem como objetivo a troca de informações dos bancos de dados das câmeras existentes na Capital, em posse da SSP, Secretaria Municipal de Transportes, CET e SPTrans, para aumentar a eficiência nos planejamentos de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.

“Os primeiros 90 radares começam a ser integrados já, com a assinatura do convênio. Com o sistema integrado, a PM de São Paulo poderá, por exemplo, rastrear o trajeto de um veículo roubado a partir de uma denúncia feita ao 190. Com isso, o combate ao crime será mais célere porque a polícia poderá montar bloqueios visando coibir a ação criminosa”, explica o secretário.

Representantes da Secretaria de Transportes, da CET e da SPTrans terão lugares para acompanhar o trabalho desenvolvido no Centro Integrado de Comando e Controle (CICCR) e no Copom, além de acesso ao cadastro de veículos e condutores. Em contrapartida, a Secretaria de Transportes disponibilizará, em tempo real, as imagens e os dados de OCR aos órgãos da SSP, além de providenciar cadeiras para integrantes da pasta na autarquia e na empresa pública.

A parceria terá validade de cinco anos. Será constituída uma Comissão Paritária de Controle e Fiscalização do convênio, que contará com representantes da SSP, Diretoria de Telemática da PM e do Copom, além de um integrante da Secretaria Municipal de Transportes, da SPTrans e da CET, que se reunirão mensalmente para discutir o plano de trabalho e adequações que se fizerem necessárias.

Artigo anteriorCotia tem Cidade das Abelhas
Próximo artigoColagens ilustram desigualdade social no mundo