Cine Caixa Belas Artes apresenta Cine Inclusão

Cinema Artes exibe dois curtas-metragens frutos do processo de capacitação que ofereceu atividades audiovisuais a 45 jovens moradores de regiões periféricas do Estado de SP

O cine Caixa Belas Artes realiza uma sessão especial no dia 24 de setembro (sábado, às 10 horas) com os curtas-metragens Passos no Escuro e Mais uma Dona Maria, com entrada franca.

Os filmes foram produzidos pelos alunos do projeto Cine Inclusão, que tem como objetivo capacitar jovens moradores de regiões periféricas do Estado de São Paulo no fazer cinematográfico.

Passos no Escuro (8’) conta a história da dançarina Clara (Vaneza Oliveira) que, durante os ensaios finais de seu espetáculo, sente a pressão de conviver com seus medos e suas inseguranças. Mais uma Dona Maria (6’) registra um momento da vida de Dona Maria (Quitéria Joana de Melo), moradora de Heliópolis, e suas impressões sobre a Comunidade em que vive, desde os anos 1980. Ambos os filmes foram filmados na Comunidade de Heliópolis/SP.

Idealizado pelo produtor e cineasta Daniel Gaggini, o projeto Oficina de Capacitação Cinematográfica Cine Inclusão – da ideia à distribuição recebeu 481 inscrições de jovens interessados. Deste total, 271 foram pré-selecionados para uma entrevista que escolheu os 45 participantes da primeira etapa, ocorrida no mês de julho.

A primeira fase abordou todas as etapas do fazer cinematográfico em 36 horas de aulas, palestras e vivências com profissionais qualificados e atuantes no mercado: Barbara Sturm (distribuição), Eva Laurenti (leis de incentivo), Grazie Pacheco (finalização), Marcelo Pellegrini (áudio), Daniel Gaggini (produção), Amanda De Stéfani (direção de arte), João Chaves Carvalho (produção de locação), Kauê Zilli (direção de fotografia), Rafael Primot (roteiro) e Francisco Garcia (direção).

Na segunda etapa, que ocorreu no mês de agosto, 20 alunos (dos 45 iniciais) deram continuidade ao processo de capacitação, submetendo-se a mais de 48 horas de atividades. Divididos em turmas de 10 alunos, sob orientação dos cineastas Otávio Pacheco e Victor Fischs, cada grupo criou um filme de curta-metragem. Nesta fase, os alunos receberam bolsa-auxílio de R$ 300,00 para custear transporte e alimentação.


Serviço:

Sessão Cine Inclusão

Filmes/curtas: Passos no Escuro e Mais uma Dona Maria

24 de setembro. Sábado, às 10h
Caixa Belas Artes

Sala Aleijadinho (144 lugares)

Rua da Consolação, 2.423. São Paulo/SP. Tel: (11) 2894-5781

Ingressos: Grátis (30 min. antes da sessão). Livre. Duração total: 20 min.

Informações/Cine Inclusão: www.cineinclusao.com.br ou (11) 3141-1595.

Acompanhe: https://www.facebook.com/festivalcineinclusao


 

Artigo anteriorAulas gratuitas sobre dificuldades de aprendizagem
Próximo artigoPreposições em inglês