Consumir soja acelera a recuperação muscular

Estudos comprovam que proteínas de qualidade ajudam na saúde dos músculos

O consumo adequado de proteínas ajuda a manter o corpo saudável, especialmente quando combinado com exercícios físicos. Diversos estudos demonstram a eficácia da ingestão de proteínas para o desenvolvimento dos músculos e apontam que proteínas de alta qualidade, como a soja, caseína e whey protein auxiliam na síntese de massa muscular após o exercício.

“Alimentos como carnes, ovos e soja são ricos em proteínas, nutrientes essenciais na alimentação de pessoas que praticam esportes”, explica Marcelo Rogero, nutricionista e Professor Doutor da Faculdade de Saúde Pública da USP.

“A proteína da soja é de alta qualidade. Seu consumo ajuda no ganho de massa muscular, especialmente após os exercícios de força”, completa.

Foi publicado recentemente um artigo no Journal of the American College of Nutrition, o qual reforça que o consumo de proteína da soja pode colaborar para a manutenção dos músculos, além de promover a saúde cardiovascular.

Ainda, um estudo com jovens do sexo masculino, que praticaram exercícios aeróbicos até a exaustão, demonstrou que a ingestão da proteína de soja aumentou a capacidade antioxidante do organismo e ajudou na recuperação muscular.

Uma outra pesquisa ainda demonstrou a eficácia da combinação da proteína de soja, whey protein e caseína após exercícios de força para prolongar o período de recuperação muscular. “Quando combinada com whey e caseína, a proteína de soja pode auxiliar na síntese de proteínas musculares durante o período de recuperação”, explica o nutricionista.

Artigo anteriorEmpresa cria primeiro supermercado de sorvete do país
Próximo artigoSaiba como cuidar do emocional do seu cão