App realiza pesquisa sobre preconceito

A empresa 99, aplicativo de mobilidade, aponta que 46% dos passageiros já sofreram preconceito racial em corridas

Empresa recebeu mais de 10 mil respostas em 48 horas; maioria pede treinamento de motoristas e termo de uso que protege contra racismo; 49% se identificam como afrodescendente

Mais de 46% das pessoas que usam transporte individual consideram ter sido vítimas de discriminação racial.

A afirmação é resultado de uma pesquisa realizada pela 99 por meio do próprio aplicativo, onde em 48 horas cerca de 49% de 10,6 mil passageiros que responderam ao questionário se identificam como pessoas com algum nível de afrodescendência.

A pesquisa seguia com as demais perguntas para os que se declararam afrodescendentes.

Dentro dos 46% que usam transporte individual e podem ter sido vítimas de discriminação racial, informa a pesquisa, 26% têm certeza que já foram alvo de algum tipo de preconceito racial (ao menos uma vez na vida). 20% afirmam não ter certeza e 53,4% disseram nunca ter sofrido com o problema.

A mesma pesquisa aponta que quase 50% das pessoas que responderam o questionário acham que a melhor saída para o problema é a conscientização dos motoristas, por meio de treinamento e da importância do combate à discriminação.

Outros 28% optaram pela inclusão de um termo de tratamento igualitário de raça, religião e nacionalidade no contrato de uso do aplicativo pelos motoristas.

Há ainda 14,2% dos entrevistados que entendem que nada deve ser feito, pois ações assim aumentam ainda mais o racismo.

Artigo anteriorFernandes & Fernandes recebe Prêmio Investidor Social
Próximo artigoVendas recuam 12,7% nos 12 meses fechados em setembro