Micro-ônibus da Guarda já monitora bairros e eventos

O veículo é todo adaptado para funcionar como base móvel de monitoramento

Com seu circuito próprio de câmeras de vigilância integrado à Central de Videomonitoramento da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, o micro-ônibus da Guarda Municipal de Barueri já está sendo utilizado em operações especiais nos bairros e em eventos com grande concentração de público.

Adquirido há três anos por meio de convênio com o programa do governo federal “Crack, é possível vencer”, o micro-ônibus é todo adaptado para funcionar como base móvel de monitoramento. Dispõe de sete câmeras com zoom, sendo uma acoplada a um mastro a sete metros de altura.

“A unidade costumava ficar estacionada pelo bulevar central, mas como a região já é coberta por câmeras de vigilância, agora ela vai integrar operações especiais em bairros e eventos como a Feira Noturna de Barueri”, disse Regina Mesquita, secretária de Segurança.

De acordo com Regina, o centro também não fica desguarnecido quanto à presença de guardas, pois uma base móvel (modelo furgão) fica posicionada no bulevar, na altura da rua Campos Sales.

Responsável pelo Departamento de Videomonitoramento e Comunicações da Segurança, Wanderson de Jesus ressaltou que as imagens captadas pela unidade móvel são monitoradas simultaneamente pela equipe de serviço no micro-ônibus e pela Central de Videomonitoramento na Guarda.

“A base móvel de monitoramento auxilia na prevenção à criminalidade e agiliza o atendimento de ocorrências e a execução de operações no trânsito”, declarou Wanderson.

Artigo anteriorFieb inicia curso preparatório para vestibular
Próximo artigoPAT divulga vagas de emprego em São Roque