Cotia estuda ampliação de Ecopontos

A Prefeitura já planeja a criação de dois novos polos para reciclagem, em Caucaia e Granja Viana

Ciente de seu papel na questão ambiental, a Prefeitura de Cotia pretende implantar ainda este ano mais três Postos de Entrega Voluntária (PEVs) de lixo destinado à reciclagem, um no centro, um na Granja Viana e outro no quilômetro 21 da rodovia Raposo Tavares. A instalação será feita pela Cotia Ambiental, concessionária do serviço de limpeza que já administra a única unidade existente no município, situada em Caucaia. A ideia é chegar futuramente a cinco ecopontos, como também são chamados os PEVs.

Para o PEV de Caucaia são levados diversos tipos de material, como papel, papelão, vidro, plástico, garrafas e embalagens longa-vida usadas no armazenamento de leite e sucos. A entrega é feita pelos próprios munícipes e o material é separado e encaminhado para a única cooperativa de reciclagem da cidade, a Coopernova, situada na Rua Nova Pátria, 120, Jardim Nova Cotia.

O município recicla em média 3% ao mês – algo em torno de 130 toneladas – de todo o lixo doméstico produzido, cerca de 6,5 mil toneladas.

A Coopernova é uma cooperativa de trabalho que reúne 38 pessoas. É num galpão de 350 m² que os resíduos destinados à reciclagem são separados, compactados e vendidos às indústrias. Ela recebe material de cerca de 100 empresas, de 120 condomínios e da população em geral. Entre os materiais estão papel, papelão, latas e vidro.

A própria cooperativa retira o material doado pela indústria e o comércio. O recolhimento é feito por seis caminhões, sendo três próprios e três cedidos pela concessionária do serviço de limpeza.

Em outro espaço, no mesmo bairro, a cooperativa reúne eletroeletrônicos, entre os quais computadores, rádios, tevês, lavadoras e ferros de passar roupa. Todos os utensílios são desmontados e as peças vendidas separadamente aos mais variados segmentos industriais.

A Prefeitura já estuda a criação de dois novos polos para reciclagem (Caucaia e Granja Viana) para que futuramente a cooperativa possa expandir suas ações na cidade.

Artigo anteriorCarnaval tem número menor de vítimas nas rodovias
Próximo artigoGoverno de SP tem serviços que ajudam a economizar