Dia Mundial da Água: ONU pede reaproveitamento

Data visa conscientizar a população, o poder público e as empresas sobre a necessidade de economizar e tratar adequadamente a água

A água é o recurso mais importante para garantir a vida na Terra. Sem ela, nada sobrevive. Entretanto, será que esse tema tem recebido a devida atenção por parte da sociedade? É por esse motivo que se celebra nesta quarta-feira (22) o Dia Mundial da Água, data marcada por eventos que visam conscientizar a população, o poder público e as empresas sobre a necessidade de se economizar e tratar adequadamente este precioso bem.

Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU), que cuida da temática de recursos hídricos e saneamento, estabeleceu o tema “Águas Residuais” como o foco das discussões para o Dia Mundial da Água 2017.

Popularmente conhecidas como esgoto, águas residuais compreendem todo o volume que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. Desde que recebam um tratamento adequado, podem ser reutilizadas para fins que demandem menor qualidade.

As águas residuais são os recursos hídricos utilizados em atividades humanas que se tornam impróprios para o consumo, mas podem ser utilizados para outros fins após tratamento. Segundo a ONU, os benefícios para a saúde humana e para o desenvolvimento e sustentabilidade ambiental são muito maiores que os custos da gestão dessas águas, fornecendo novas oportunidades de negócios.

Segundo a ONU, cerca de 1,8 bilhão de pessoas no mundo usam fontes de água contaminadas por fezes para beber, e, a cada ano, 842 mil mortes são relacionadas à falta de saneamento e higiene, bem como ao consumo de água imprópria.

A previsão da ONU é que, até 2030, a demanda por água no mundo aumente em 50%. Ao mesmo tempo, mais de 80% do esgoto produzido pelas pessoas volta à natureza sem ser tratado. Diante desse cenário, neste Dia Mundial da Água, lembrado hoje, a organização mobiliza governos, setor privado e sociedade civil contra o desperdício, por melhoria nos sistemas de coleta e tratamento de esgoto e pelo reaproveitamento máximo das águas residuais urbanas.

Por isso, para garantir a utilização sustentável dos recursos hídricos, é preciso implementar políticas eficazes de saneamento e de reuso. A organização aponta que as águas residuais podem ser reaproveitadas na indústria, em setores que não precisam tornar a água potável para utilizá-la como insumo. É o caso de sistemas de aquecimento e resfriamento, por exemplo.

Artigo anteriorArte Observada – Shepard Fairey
Próximo artigoBanco do Povo tem crédito para todos os bolsos