Sensei Marcos Agostinho é referência na região

Auxiliar-técnico em eventos da Seleção Brasileira de Judô Agostinho dá aulas no projeto social de Cotia

A experiência e dedicação do sensei Marcos Agostinho, auxiliar-técnico em eventos da Seleção Brasileira de Judô, têm sido referência para dezenas de alunos que frequentam as aulas gratuitas da Academia Municipal de Lutas de Cotia.

Desde 2005, Agostinho dá aulas no projeto social do município, iniciado na sede da Assistência Social Santo Antônio (Assa) e depois transferido para a Academia (Rua Prata, 349, Jardim Nomura).

Formado em Educação Física e judoca faixa preta segundo dam, Agostinho é professor há 20 anos. Apaixonado pelo esporte, ele cursou preparação Esportiva na Rússia, fez parte de um grupo de estudo na Universidade de São Paulo (USP) de Artes Marciais e mestrado em Ciências do Esporte.

O reconhecimento do trabalho veio em 2010, quando a equipe de Cotia foi classificada como melhor da região e, em 2013, figurou entre as dez melhores do país.

Ainda em 2013 o professor teve sua primeira aluna graduada em faixa preta. Jéssica Rodrigues, 22 anos, treina com o mestre desde os 11 e, aos 18, conquistou a tão esperada faixa. “Eu me dediquei muita para o exame, porque eu queria dar aula, tanto que diminuí as participações em competições”, afirma a atleta, estudante de Educação Física.

Por conta do trabalho em Cotia, Agostinho foi chamado pela Federação Brasileira de Judô para atuar como analista de desempenho. “O resultado positivo com os alunos daqui me deu a oportunidade de me especializar e trabalhar com a Seleção em grandes eventos esportivos”, aponta o sensei, que já acompanhou a Seleção Brasileira na Alemanha, Japão, Turquia e Croácia  analisando o desempenho dos atletas para ajudar os técnicos a melhorarem a performance da equipe.

A expectativa dos alunos da Academia Municipal para este ano é das melhores, visto que o aluno Raul Moraes venceu a primeira etapa do Campeonato Paulista da categoria sub 15 (13 e 14 anos), que aconteceu em março, em Barueri. Pela conquista, ele já se classificou para as próximas etapas. A Academia conta com 50 judocas treinando em três turmas separadas por idade, de 7 a 12 anos, 13 a 20 e acima de 20.

Ivanete Weishaupt, mãe dos gêmeos Ana Cristina e Arthur, de 8 anos, conta que os filhos estão mais disciplinados depois que passaram a frequentar a Academia. “Descobri o quanto o esporte ajuda na concentração e disciplina deles. Meus filhos iniciaram aqui em fevereiro e nesse pouco tempo vejo a grande diferença. É nítido o quanto gostam e estão empolgados com as aulas.”

História – Criado em 1882 pelo professor de Educação Física, Jigoro Kano, o judô é uma arte marcial de origem japonesa. Sua base é o domínio, projeção e controle no chão, via técnicas de imobilização, chave articular e estrangulamento. Assim como as demais lutas, o judô segue uma sequência de faixas: branca, bordô, cinza, azul, amarelo, laranja, verde, roxa, marrom e preta.

Artigo anteriorCarapicuíba contratará 125 médicos
Próximo artigoFuncionários do Hospital de Barueri fazem protesto