Cotia aprova propostas em assistência social

Analise ocorreu durante Conferência Municipal de Assistência Social

Dezenas de pessoas participaram da XI Conferência Municipal de Assistência Social que aconteceu no dia 21 de julho, na Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), no Parque São George, em Cotia.

O evento acontece a cada dois anos e serve para o poder público, juntamente com entidades e representantes da sociedade civil, debater, escolher e votar propostas em políticas públicas de assistência social que serão enviadas para a Conferência Estadual de Assistência Social, em outubro. O tema geral do evento foi “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS [Sistema Único de Assistência Social]”.

Cotia aprovou dez propostas que serão apresentadas ao município, duas ao Estado e quatro para a União. Entre as propostas aprovadas para o município estão: Integrar e articular a rede viabilizando o fluxo de encaminhamentos, a fim de otimizar o atendimento ao munícipe formalizando a criação de protocolos entre secretarias, reforçar a criação de fórum permanente para discutir políticas públicas de assistência social, garantir a efetivação do SUAS por meio de Lei Municipal, entre outras.

Para o Estado, foram aprovadas as propostas: Rever o protocolo de gestão integrada de serviços, benefícios e transferência de renda e, Ampliar e efetivar a participação e articulação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), priorizando os debates sobre o cofinanciamento entre os entes federativos. À União, serão enviadas quatro propostas, entre elas: Rever os critérios de renda do cadastro único para inclusão no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Artigo anteriorRC Cotia Mulheres Empreendedoras faz cinco anos
Próximo artigoGaleria Solange Viana realiza oficinas de férias