Rio Branco oferece workshop gratuito sobre cinema

O workshop “História do Cinema”, ministrado por Franthiesco Ballerini, acontece no dia 7 de outubro, no Colégio Rio Branco - Unidade Granja Vianna,  das 10h às 14h.

2022
Reprodução

O Colégio Rio Branco oferece no dia 7 de outubro, sábado, na Unidade Granja Vianna,  das 10h às 14h, o workshop gratuito e aberto ao público “História do Cinema”, ministrado pelo renomado especialista na área, Franthiesco Ballerini.

 

Essa é mais uma iniciativa de fomento à cultura, ​ao saber​ e ao debate social do projeto Espaço Rio Branco – Cultura & Reflexão, aberto à comunidade​.

O workshop introduz, de forma intensiva:

​- O nascimento do cinema

​- O surgimento dos estúdios de Hollywood

​- ​As vanguardas francesas dos anos 1930

​- O surgimento do cinema moderno com o Neorrealismo Italiano

​- ​As propostas inovadoras da Nouvelle Vague francesas

​- ​Os grandes diretores e filmes do cinema contemporâneo

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo site: www.crb.g12.br

 

 

Sobre o palestrante: Franthiesco Ballerini é mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Como jornalista, Ballerini trabalhou durante oito anos no Grupo Estado, onde escreveu em editorias como Cidades, Economia, Cultura e foi editor do caderno Divirta-se. Nos últimos cinco anos exerceu a função de repórter e crítico de cinema; fez reportagens como correspondente internacional em Los Angeles (EUA), Mumbai (Índia), Toronto (Canadá), Cidade do México (México). Foi colunista cultural da Rádio Eldorado durante três anos, no programa Eldorado à Noite, e colaborador de revistas como Bravo, Quem e Contigo! É autor dos livros Diário de Bollywood – Curiosidades e Segredos da Maior Indústria de Cinema do Mundo (2009), Cinema Brasileiro no Século 21 (2012) e Jornalismo Cultural no Século 21 (2015). É produtor e roteirista do documentário Bollyworld (Índia/EUA/Brasil 2009), produtor do curta Legacy (Itália/Brasil 2015), produzido para a Giorgio Armani e com première no 59º BFI London Film Festival, e diretor e roteirista do curta Nome (Brasil 2015), selecionado para o 9º Festival Internacional Cinemúsica de Conservatória (RJ). Atualmente, é colaborador com matérias culturais para a Revista Cult, coordenador geral de cursos livres da Academia Internacional de Cinema, membro votante da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e professor das Faculdades Integradas Rio Branco (FRB).