Colégio Rio Branco apresenta peça O Alvo

Interpretada pela Cia do Bigode, espetáculo foi concebido especialmente para servir de ferramenta à discussão sobre bullying, dentro das instituições de ensino

456

O Espetáculo de estreia da Cia do Bigode estreou em 2013 foi sucesso de público e crítica, ganhando os prêmios “Melhor Texto Original” e “Melhor Espetáculo Jovem” no Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2015 (antigo Prêmio FEMSA). Foi indicado ao Prêmio Arte e Qualidade 2015 na categoria “Melhor Espetáculo Jovem” e também aos Melhores de 2015, pelo Guia da Folha.

Amanda, Maria Anna, Rebecca e Nina são amigas inseparáveis desde o ensino fundamental. Agora, estão na sala de espera da diretoria do colégio. A amizade dessas quatro garotas está ameaçada, tudo por causa de um estranho encontro delas com a Maria Claudia, a ‘menina mais zoada do colégio’.

Esse encontro gerou uma pequena briga que tomou proporções graves, quando a menina rolou as escadas e acabou em um hospital, bastante machucada. Em meio a divertidas situações e discussões acaloradas, a trama faz com que elas revelem fatos e opiniões surpreendentes umas às outras, e mudem as suas vidas para sempre.

O bullying

O projeto O ALVO, nasceu da necessidade que o diretor da peça, e também professor de teatro, Pedro Garrafa sentiu ao dialogar com seus alunos adolescentes sobre essa questão. Em quase todos os casos, o autor pôde reparar que o bullying, mesmo muito presente, sempre aparece atribuído aos “outros”, mas nunca reconhecido neles mesmos.

Ao mesmo tempo, como o termo está em voga, tende-se a generalizar toda e qualquer brincadeira natural e corriqueira como bullying, tornando o uso do mesmo banal e vazio.

O espetáculo foi concebido especialmente para servir de ferramenta à discussão sobre bullying, dentro das instituições de ensino. Amparado por uma intensa pesquisa sobre o tema, o enredo da peça parte do ponto de vista do agressor e não do agredido, trabalhando aspectos até então poucos articulados: a vitimização, as relações de poder entre os pares e a estrutura social dentro da escola.


Serviço

Granja Vianna

Dia 07 de abril, às 18h

Rod. Raposo Tavares, 7200 – Km 24 – Granja Vianna – Cotia

Higienópolis

Dia 14 de abril, às 18h

Avenida Higienópolis, 996 – Higienópolis – São Paulo

Ingressos: Inteira R$ 30 / Meia R$ 15

Adquira seu ingresso aqui: goo.gl/PmkLSZ