São Joaquim recebe Intervenções Assistidas por Cães

Projeto da Qualipatas tem como objetivo melhorar a qualidade de vida destes idosos, aumentando sociabilidade, o sentimento de pertencimento, motivando a troca de afeto e o cuidado com outro ser vivo

1448

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida destes idosos, aumentando sociabilidade, o sentimento de pertencimento, motivando a troca de afeto e o cuidado com outro ser vivo, a Qualipatas realizou o projeto de Intervenções Assistidas por Cães, na Associação São Joaquim, em Carapicuíba, entidade sem fins de lucro que presta serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas idosas.

Idealizado por Fabiana Dutra, engenheira de Alimentos formada pela UNICAMP e pós-graduada em Marketing pela ESPM, e Fátima Neves, psicóloga clínica formada pela Unisa, o projeto possibilita contato direto com animais, que proporciona uma série de benefícios físicos e emocionais, já descritos e comprovados pela ciência, tais como a sensação de bem-estar, diminuição do estresse, afetividade, aumento da auto-estima, potencializa processos de comunicação e socialização, dentre outros.

“Isso se deve à produção de neurotransmissores e de hormônios, além da diminuição do estresse”, declara Fabiana.

Em função disso, pelo mundo afora existem muitos projetos de Intervenção Assistida por Animais, em que o contato com animais é utilizado para proporcionar bem-estar aos seres humanos.

“Essas intervenções tanto podem ser de cunho terapêutico, educacional, recreativo ou até exclusivamente para diminuição de estresse”, diz Fátima.

Tendo como estrela a cadela Cacau (foto), o atendimento é disponibilizado para 15 idosos por sessão.

Para potencializar os atendimentos e aumentar o número de sessões e instituição atendidas, as profissionais procuram parcerias com empresas e pessoas físicas.

Interessados em financiar o projeto devem entrar em contato com a Qualipatas, pelo telefone (11) 98261-5500 ou pelo e-mail qualipatas@qualipatas.com.br.