Sidarta promove programa de formação de professores

Educação Infantil, Gestão Pedagógica e Matemática são os temas escolhidos para os cursos de formação de professores que o Sidarta vai oferecer no segundo semestre deste ano. A escola também vai apresentar e explicar sobre sua proposta pedagógica.

0
905
Claudia Siqueira, diretora pedagógica do Colégio Sidarta

No dia 11 de agosto, sábado, o Sidarta abre suas portas para apresentar um programa de formação voltado para professores. Na palestra de abertura, Claudia Siqueira, diretora pedagógica do Colégio Sidarta, escola de aplicação do Instituto Sidarta, falará sobre as escolhas feitas pelo Instituto, desde sua origem, e como o impacto dessas escolhas deram credibilidade ao Colégio Sidarta, que, neste ano, comemora 20 anos. Na sequência, Claudia e as coordenadoras pedagógicas Telma Scott e Priscila Okino apresentam, simultaneamente, três programas de formação.

Claudia apresentará a trilha formativa que denominou de “Busca pela Coerência”. A proposta é compartilhar as escolhas para consolidar uma educação inovadora e consistente. Ela convida para um estudo que tira a instituição “escola” do lugar comum e a promove para um espaço de pesquisa e estudo. Telma falará sobre a importância do Trabalho em Grupo (pesquisa da Professora Rachel Lotan, Universidade de Stanford) e como a área de matemática (pesquisa da Professora Jo Boaler, Universidade de Stanford) impactam no desenvolvimento, tanto acadêmico como social, de nossos alunos e alunas.

Priscila compartilhará as escolhas para garantir uma infância repleta de experiências multissensoriais. Também será apresentada uma pesquisa iniciada há 10 anos chamada “Impressões Infantis”. Segundo ela, “ouvir as crianças e registrar nas publicações anuais fez toda diferença para desenhar uma educação infantil que atendesse às suas necessidades”. Para encerrar, Claudia fará a apresentação do programa Escola Aberta: encontros para apresentar a concepção, proposta pedagógica e o espaço físico do Colégio Sidarta para outras instituições de ensino básico, universidades e pesquisadores.

 

Programação

8h30 – 9h             Recepção e credenciamento

9h – 10h30           Palestra de abertura “Escolhas e caminhos – Como fazer uma escola ser efetivamente coerente com seus princípios”, com Claudia Siqueira

10h30 – 10h35     Intervalo

10h45 – 11h45     Apresentação do Programa Mentalidades Matemáticas:

trilhas formativas sobre como aprender e ensinar colaborativamente, com Telma Scott

10h45 – 11h45     Apresentação do Programa Ser Gestor ou Escolher Estar Gestor: trilhas formativas sobre os desafios de gerir escolas inovadoras e disruptivas, com Claudia Siqueira

10h45 – 11h45     Apresentação do Programa Ninho: trilhas formativas sobre Primeira Infância, com Priscila Okino

11h45 – 12h15     Apresentação do Programa Escola Aberta, com Claudia Siqueira

 

Sobre o Sidarta

O Instituto Sidarta busca contribuir com as políticas públicas educacionais brasileiras por meio de pesquisa, publicações e formação de educadores da Educação Básica. Fundado em 1998, o Colégio Sidarta, escola de aplicação do Instituto Sidarta, tem como foco de sua proposta desenvolver o apreço pelo conhecimento por meio da aprendizagem pela experiência. Por isso, estabelecemos relações com atores de projetos que tenham ressonância com o mesmo foco. Nossos três princípios:

  • Teorias não substituem experiência de vida.
  • Sabedoria é reconhecer a unidade que existe na diversidade.
  • É essencial estimular a consciência do serviço à sociedade.

Visite o nosso site: www.sidarta.org.br/instituto

 

Contato

Estrada Fernando Nobre, 1332, Cotia, SP

Tel.: (11) 4612-2711

instituto@sidarta.org.br