Veja quem foram os 10 mais votados em Cotia

João Dória (PSDB) e Marcio França (PSB) disputarão o segundo turno e São Paulo. No legislativo, Welington Formiga (PTB) foi omais votado da cidade seguido pelo atual deputado estadual Márcio Camargo (PSDB) que não se reelegeu. Conservadora, a lista dos preferidos de Cotia tem ainda Kim Kataguiri e Arthur Mame Falei, do Movimento Brasil Livre (MBL), Tiririca e Janaina Paschoal.

806
Candidatos ao governo de São Paulo: João Doria e Marcio França.

Acompanhando as preferências nacional e estadual, a cidade de Cotia escolheu João Dória (PSDB) e Jair Bolsonaro (PSL) para Governador de São Paulo e Presidente do Brasil, respectivamente.

Quanto aos representantes do Legislativo,  a cidade de Cotia demonstrou ter um perfil bastante conservador, escolhendo Deputados Federais  e Estaduais de direita e extrema direita.

Entre os candidatos  que disputaram cadeiras no legislativo com domicílio eleitoral em Cotia,  apenas  Gilmaci Santos do PRB  conseguiu se eleger,  neste caso reeleger,  embora ele não seja exatamente um militante na cidade, tendo suas bases principalmente em outras cidades da região ou no interior do Estado de São Paulo .

Abaixo veja a lista com os 10 candidatos mais bem votado na cidade em níveis estadual e Federal

Welington Formiga (PTB)  foi o preferido, de um total de 17.449 votos, 14.951 foram nas urnas de Cotia.  Na sequência, está o deputado estadual Márcio Camargo (PSDB) que, apesar de ter sido escolhido por 10.852 eleitores da cidade, com um total de 39.447 votos e do apoio do prefeito Rogério Franco e da maioria dos vereadores da cidade, não se reelegeu.

A número um das urnas do estado de São Paulo, Janaina Paschoal, candidata de Jair Bolsonaro, aparece em terceiro lugar na preferência dos cotianos.

Em nível federal, os cotianos escolheram Eduardo Bolsonaro e Joice Hasselmman. A tucana Bruna Furlan,  de Barueri, apoiada por Fernando Jão, também do PSDB, foi a quarta colocada na lista dos cotianos. Fernando Capez, o quinta da lista, outro candidato apoiado  pelo prefeito Rogério Franco, não se elegeu.

Embora não apareça na lista dos 10 mais da cidade de Cotia, vale destacar a votação do Mandato Coletivo Feminino, do PSOL, composto por sete mulheres da cidade, numa iniciativa inédita.  A candidatura Coletiva obteve 12.843 votos, dos quais 722 em Cotia.

Morador  da Granja Viana, o ator Alexandre Frota – que foi presença marcante nas últimas eleições da cidade -,  apesar de eleito com 155.522 votos junto com Bolsonaro,  obteve o voto de pouco mais de mil eleitores na cidade.

Os10 mais votados em Cotia para Deputado Estadual e Federal (Reprodução UOL)

Entre os candidatos ao Senado Cotia acompanhou a votação estadual escolhendo Major Olímpio (PSL)  e a tucana para Gabrili.

Os leitores de Cotia foram na contramão  apenas na escolha dos candidatos a Governador, dando preferência para Paulo Skaf (MDB) ao invés de Márcio França (PSB), que irá disputar o segundo turno com João Dória, candidato apoiado pelo prefeito Rogério Franco (PSD) e o único a visitar a cidade durante a campanha.

São Paulo terá disputa entre Dória e França

Depois de muita disputa em torno do segundo lugar, o ex-prefeito João Doria (PSDB) e o governador Márcio França (PSB) concorrerão ao comando do estado de São Paulo no segundo turno. Doria finalizou a apuração dos votos com 31,77% e França, com 21,53% dos votos válidos.

Paulo Skaf (MDB) ficou em terceiro, com 21,09%. Em quarto, ficou Luiz Marinho (PT), com 12,66%.

Perfis

João Doria é ex-prefeito de São Paulo, eleito em 2016. Tem 58 anos e é formado em jornalismo e publicidade. Foi apresentador de televisão, com programas na TV Bandeirantes, Manchete e Rede TV! Empresário, tem um grupo de marketing que promove eventos e iniciativas culturais e publicações.

Em 2003, fundou o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), entidade com 1,7 mil empresas filiadas. Foi secretário de Turismo da capital paulista na gestão do então prefeito Mário Covas e presidente da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) no governo do presidente José Sarney.

Márcio França, atual governador do estado de São Paulo, é advogado e professor, foi vereador, prefeito, deputado federal, secretário de estado e vice-governador. Nasceu em Santos a 23 de junho de 1963. Começou sua carreira política como líder estudantil na Faculdade de Direito de Santos. É filiado no PSB há 30 anos, seu único partido.

França foi eleito vereador por dois mandatos em São Vicente (1989-1996). Em 1997 foi eleito prefeito e, depois, eleito e reeleito deputado federal (2007 a 2014). Também foi secretário de Turismo do Estado de São Paulo no governo de Geraldo Alckmin e vice-governador. Assumiu o estado com a saída de Alckmin para disputar a eleição presidencial.