Antídoto

O ódio é um veneno. Como neutralizar o efeito dele quando alguém o ataca? Como podemos fazer para blindar o nosso sentimento e não deixar que essa substância nociva adentre o nosso ser ? Confira mais um artigo de Neto Poeta, que traz uma importante reflexão sobre um assunto tão atual.

0
901

O antídoto é uma substância que impede a ação nociva de um veneno sobre o organismo. Um exemplo de antídoto é a ação do bicarbonato de sódio sobre um veneno ácido, uma vez que este é capaz de neutralizar a ação deste tipo de substância maléfica.

Podemos trazer este mesmo conceito, mas em uma linguagem figurada, para o sentimento. Sabemos que o ódio é como se fosse um veneno. Lançado em outra pessoa, ele pode ocasionar diversos problemas, uma vez que este ato faz com que o agressor fique cego em qualquer situação.

Qual seria então o antídoto para combater esse veneno? Muitas pessoas costumam reagir às ofensas com outras ofensas. É como se você tivesse ingerido um líquido venenoso oferecido por alguém e tomasse outra dose, por conta própria, logo em seguida. O efeito seria fulminante, sem dúvidas.

Por isso mesmo, ao reagir com ódio ao ódio que nos ataca, estaremos tomando essa substância por duas vezes.

O antídoto, portanto, para bloquear a entrada desse veneno – também em nosso organismo – seria trabalhar dentro de si qualquer sentimento inverso (paz interior, alegria, amor, etc).

Sabemos que não é fácil reagir de forma diferente ao ser atacado ou provocado por alguém. Por esse motivo, é preciso, para dar o primeiro passo, utilizar o verbo ‘silenciar’, assim você estará restaurando sua saúde espiritual, mental e física.

Procure agir dessa forma ao ver um post no Facebook que você não concorda, por exemplo. Os dedos vão até coçar para questionar ou responder, mas não faça. Silencie. Minutos depois você estará tranquilo e verá que valeu a pena. Caso contrário, a pessoa que fez a tal publicação irá reagir ao seu comentário e, em breve, estarão trocando farpas pela internet.

Após realizar esse primeiro exercício, é importante se envolver em atividades (pode ser leituras, inclusive) que te façam bem. Quanto mais trabalhar em seu interior sentimentos que te revigoram, mais determinado e saudável você se sentirá. Quanto mais utilizar esse antídoto contra o ódio e qualquer tipo de ofensa, você irá respirar com mais alívio.

Mas tudo isso é treino. Não será da noite para o dia que os resultados surgirão. Mas pratique em todos os ambientes – virtuais e não virtuais – que você frequenta.

Temos que lembrar que a saúde do nosso corpo depende da saúde de nossa mente. Como diz a antiga citação latina ‘mens sana in corpore sano’, isso é: mente sã, corpo são. Eis o antídoto.