Cotia monta Centro de Diagnóstico com mamógrafo

Equipamento de saúde foi montado na UBS Atalaia e conta com moderno aparelho de raio-X e mamógrafo.

0
273

O serviço municipal de saúde em Cotia passou a contar com um importante reforço nas ações de prevenção de diversas doenças, entre elas, o câncer de mama. Isso porque, a Prefeitura acaba de montar um Centro de Diagnósticos de Imagem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Atalaia. No local, a Prefeitura instalou moderno equipamento de raio-X digital e um mamógrafo que vai auxiliar na identificação precoce do câncer de mama que é o tipo mais comum entre as mulheres brasileiras.

O Centro de Diagnóstico foi instalado em um espaço todo reformado e adaptado, conta com identidade visual moderna criando um ambiente acolhedor a todos os pacientes que passarem pelo local. “É uma importante conquista para a saúde pública de Cotia. Sabemos da importância da detecção precoce de diversas doenças e o câncer de mama está entre elas. Estamos muito felizes em entregarmos esta conquista para Cotia”, disse o prefeito Rogério Franco. O prefeito lembrou que o mamógrafo foi comprado com a ajuda do Governo Estadual por meio de verba que foi solicitada pelo deputado estadual Marcio Camargo.

O exame de mamografia é indicado para todas as mulheres, com idade a partir de 40 anos, uma vez por ano. Mulheres que tenham histórico da doença na família, podem ter que iniciar o exame antes dos 40, conforme orientação médica.

O secretário de Saúde, Magno Sauter, disse que os exames de mamografia em Cotia vinham sendo realizados no Hospital Regional de Cotia, referência do município para este exame, mas, a partir de agora, os agendamentos serão feitos na própria rede municipal. “As solicitações seguem sendo feitas pelos ginecologistas das UBS’s ou pela mastologista da Clínica da Mulher. O Hospital de Cotia fica, portanto, como uma retaguarda, embora não tenhamos demanda reprimida por este exame no município”, disse.