Com pequenas mudanças de hábitos é possível ter mais qualidade de vida, mesmo com uma rotina cheia de afazeres ou em isolamento social. Quem atesta é o educador físico Marcio Atalla que há mais de 10 anos se dedica a ajudar as pessoas a terem uma vida saudável em qualquer situação, mesmo em tempos de pandemia.
Na edição desta semana do Circuito Almanaque, programa exibido pelo Facebook e pelo YouTube, Atalla ressaltou a importância de cuidar do corpo e da mente, deu dicas de ouro para quem quer deixar o sedentarismo para trás e nunca mais largar a vida fisicamente ativa. “Chegou a hora de se comprometer consigo mesmo e assumir a responsabilidade de mudar seu estilo de vida”, convida.
Esse mineiro de Belo Horizonte virou celebridade com o quadro “Medida Certa”, exibido pelo Fantástico, e conquistou a simpatia e a saúde de famosos e anônimos. Já foi jogador profissional de futebol pelo Guarani, Ituano e Blacksburg United (EUA), além de preparador físico de atletas de alto rendimento. Em 2018, esteve em vários países, filmando o documentário Vida em Movimento, sobre sedentarismo e sistemas de saúde, procurando levar a discussão para a esfera internacional.
Mencionou que vivemos uma, digamos, pandemia de sedentarismo e citou a recente pesquisa da fabricante de monitores de atividade física Fitbit que analisou os dados de 4 milhões de usuários em todo o mundo em março e em junho. O número médio de passos dados por dia durante o isolamento caiu drasticamente em comparação com o mesmo período em 2019. E, olhando para os dados de junho, os cientistas descobriram que as pessoas ainda não haviam atingido os mesmos níveis de atividade do ano passado, mesmo onde o isolamento foi afrouxado ou suspenso. “Nosso desafio é incorporar o movimento, sem ter mais a necessidade de movimento para coisas básicas da vida. Não precisamos mais caçar ou lutar e nosso corpo passa um preço alto por isso: pelo sedentarismo”, revelou.
Atalla ressalta a importância dos 10 mil passos diários: “quanto mais perto de 10 mil passos por dia você der, é muito melhor para você e sua saúde”. Apresentou dicas de como reconhecer a melhor atividade para o seu corpo e comentou sobre os hábitos saudáveis que devemos ter para uma melhor qualidade de vida. E, claro, falou da Granja Viana, bairro em que vive desde 1990, e de como nossa região inspira bem-estar e é convidativa para a prática esportiva. “A melhor atividade física é aquela que você consegue manter uma regularidade. Quanto maior for a regularidade, maior serão os benefícios”, ensinou.
Relembrando
Em fevereiro deste ano, Marco Atalla foi capa de nossa revista e chegou a declarar que falamos em qualidade de vida e negligenciamos o sono, que é superimportante tanto quanto. “O sedentarismo é, hoje, o fator de risco mais presente na população, seguido pelo sono. Mais de 70% das pessoas têm algum distúrbio relacionado a isso. Assim, o sono é um dos quatro pilares para qualidade de vida, ao lado de atividade física, alimentação e enfrentamento do estresse”, declarou na época.
Por Juliana Martins Machado