Nesse ano, cerca de 100 mil pessoas tiveram acesso gratuito à internet nos postos do Acessa São Paulo. São quatro os postos de atendimento localizados nos terminais metropolitanos - Diadema, Santo André, São Mateus e Cotia - que são gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP.
O município de Cotia foi o que realizou mais atendimentos, 32 mil, uma média de 3,5 mil por mês. São 50 mil computadores à disposição em cada um dos quatro postos de atendimento. Para trabalhar nas unidades, a EMTU/SP contratou 18 adolescentes do Programa do Governo do Estado Jovem Cidadão - Meu Primeiro Trabalho, que tem o objetivo de proporcionar ao estudante a vivência das relações de mercado.
O acesso gratuito à internet é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, ajudando na inclusão digital das populações de baixa renda. Cada pessoa tem direito a 30 minutos de navegação. Para utilizar os postos do Acessa São Paulo só é necessária a apresentação do RG, crianças com menos de 11 anos devem estar acompanhadas dos responsáveis.
Atualmente, o programa está presente em 363 cidades, dispõe de 416 postos, com 3.214 computadores e 777 monitores. São 1,4 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado.
Serviço:
Postos do Acessa São Paulo nos Terminais Metropolitanos
Cotia: Rua Khatar Name, 151 - segunda a sexta-feira, das 7h30h às 17h (Terminal de ônibus)
Santo André: Rua Visconde de Taunay, s/no - segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
São Mateus: Rua Adélia Chohfi, 100 - segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Diadema: Avenida Conceição, 7000 - segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Mais informações:
Ouvidoria da EMTU/SP: 0800 724 05 55, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas