A Covid-19 trouxe mudanças para todos. Para a APAE de Cotia, não foi diferente. Seguindo as recomendações, a instituição suspendeu os atendimentos às pessoas com deficiência e suas famílias, para proteger a todos. “Hoje a APAE de Cotia está vazia e uma tristeza abate os funcionários e diretores que ainda passam pela Instituição para cumprir algum dever administrativo ou técnico”, comenta o presidente Paulo Generoso. E todos os atendidos estão sendo assistidos a distância, através do #Educ360.

Além disso, os recursos financeiros que mantém a instituição foram reduzidos e alguns suspensos. “Mas as contas continuam sendo pagas na medida do possível, sem contar o recurso Humano remunerado (funcionários), que absorve a maior parte de nossas finanças, depois vem os serviços terceirizados, manutenção predial, seguros e outros, na sua maioria sendo alcançadas com a venda de roupas, móveis e outros objetos doados por pessoas físicas e empresas”, explica Generoso. Por mês, a APAE Cotia precisa de 33 mil reais, valor correspondente ao Projeto Convivência Social.

Para angariar recursos, foi lançada a campanha Multiplicadores do Bem. Quem quiser, pode colaborar com qualquer quantia em dinheiro. “O importante é contribuir de coração, só assim conseguiremos dar continuidade aos atendimentos”, pede o presidente.

Na última quarta-feira (22/04), foi dado início ao Drive Thru Solidário para arrecadar alimentos, material de limpeza e produtos de higiene pessoal, que serão destinados às 220 famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pela APAE Cotia. A iniciativa funciona das 8h às 12h, de segunda a quinta-feira, e para contribuir com a campanha, qualquer pessoa pode se deslocar até a sede da entidade (Rua Euclides Formiga, 50, Jardim Claudio, Cotia) e entregar suas doações no portão, sem sair do carro e sem ter contato com a equipe de trabalho. “Assim, é possível contribuir com a arrecadação e, ao mesmo tempo, seguir preservando o isolamento social e evitar aglomerações”, ressalta.

Esperanço, o presidente Generoso concluiu: “a APAE baseia-se na esperança de que melhores dias virão para alegrar nossa instituição e encher os corredores com nossos atendidos outra vez”. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelo Facebook ou por telefone  4628-1850.

Por Juliana Martins Machado

Artigo anteriorSão Paulo planeja retomada gradual de aulas presenciais em julho
Próximo artigoEspecialista dá 5 dicas para reconhecer as fake news