A correria diária nos impede de muitas coisas como praticar por mais tempo atividades favoritas, dar mais atenção para familiares e amigos e até mesmo nos faz esquecer compromissos essenciais.

Se essa pressa do cotidiano rouba o tempo para ações fundamentais, imagina para detalhes de seu caminho entre os destinos na cidade.

Demos um giro por Cotia e fotografamos alguns detalhes, que mesmo tão imensos pelo caminho, pode passar despercebido.

Agradável invernal

O Parque Cemucam é muito bonito durante os dias quentes de verão, mas que visita o local nesses dias de inverno, o chão forrado de folhas das árvores, percebe um certo ar melancólico no ar, mas não o estado psíquico voltado à depressão e sim a reflexão. Acompanhado por dezenas de espécies de pássaros, borboletas e uma grande variedade da flora brasileira, os visitantes podem caminhar ou pedalar por parte dos 500 mil m² do parque.


Big Brother do Trânsito

Este item de nossa lista os motoristas não podem deixar de notar. Não é uma reclamação, pois sabemos que é um item que trará mais segurança ao tráfego que veículos na região, mas parece que o Departamento de Estradas de Rodagem (Der) encontrou uma liquidação e instalou de uma vez só 12 radares por todo o percurso da rodovia Raposo Tavares, entre Cotia e São Paulo. Os aparelhos foram instalados nos km 10; 16,5; 17,6; 18,5; 21; 21,3; 23; 27; 29,3; 30,45; 32,7 e 33,8 ambos os sentidos.


Dízima periódica

Já pensou residir ou ter um imóvel comercial em um endereço que é uma verdadeira dízima periódica, cujo numeral decimal tem repetição periódica e infinita de um ou mais algarismos? Chega a ser engraçado, mas essa placa de número exato está localizada na Raposo Tavares. Imagina como estava calibrada a trena do engenheiro que definiu a exatidão desse CEP.


Castelo camuflado

Quem não é da região e passa com pressa pelo local, pode não ver o espaço Aragon, na Granja Viana, um castelo com mais de 140 cômodos, amplos jardins arborizados, torres e muralhas. Com seu entorno envolto por plantas trepadeiras, o local foi concebido pelo francês Guy Pierre, que veio ao Brasil em busca de um novo país, longe dos resquícios da guerra e da destruição. No País se estabeleceu e fez fortuna atuando na área de cosmética e beleza, e em 1970 começou a perseguir seu mais ambicioso sonho: ver no local que adotou como seu as paisagens de sua terra natal, em Toulouse, a menos de 100 km da fronteira entre França e Espanha, local do antigo reino de Aragon.


Madalena de Cotia

Esta imagem é da Estação do Sino, localizado na rua José Felix de Oliveira, apenas um dos lugares que coloca o endereço (com respeito as proporções demográficas) como praticamente a Vila Madalena de Cotia. Com diversos bares, restaurantes e lojas, o logradouro atrai muita gente de toda a região, deixando viva até a vida noturna da cidade.


À céu aberto

O córrego Possium, localizado na Granja Viana, é o exemplo que como não damos valor à água nesse país. O que poderia ser uma linda corrente de água para dar charme ao bairro é tratado como esgoto a céu aberto. Mas a natureza responde a altura, e em épocas de chuva as águas do córrego sobem e invade residências e o comércio local.


Em boa forma

Com mais de 64 mil m² de bosques e jardins e 11.4 mil m² de área construída, o Recanto São Camilo pertencia ao Seminário São Pio X, construído em 1959. Em 1972, todas as dependências foram reformadas e adaptadas para receber pessoas idosas em regime de internato e, mais tarde, foi construído um novo pavilhão que aumentou sua estrutura de atendimento, dando ao estabelecimento a capacidade atual.


Bem estar à cavalo

O Haras Buona Fortuna possui uma área com 110 mil m², que além de espaços o hipismo, também há uma pista para pratica do montain bike. E para quem deseja fazer uma aula experimental para avaliar o gosto pelo hipismo é só agendar pelo telefone (11) 4703-7003.


A Fazenda

A mini-fazenda Bichomania, localizada na estrada dos Pires, 1933, tem cavalos, vacas e avestruzes para a diversão das crianças. Entre os animais silvestres, o local também tem macacos-prego e quatis.


Origem

Este é um piano está localizado dentro da Paróquia Santo Antônio. A história dessa igreja se confunde com a História da Granja Viana. Em 1949, o Sr. Niso Viana construiu esta capela para atender as famílias, vindas de Minas Gerias que aqui trabalhavam. Mas a Paróquia de Santo Antônio só foi instituída canonicamente em 1957 pelo Cardeal Dom Motta. Em 1968 o Cardeal Rossi recomendou aos Padres da Pequena Obra da Divina Providência, Dom Orione, que assumissem a Paróquia.


Iluminado

Muitas pessoas não visitam o tempo Zu Lai, localizado na estrada Municipal Fernando Nobre, 1461, porque acham que estariam traindo a sua religiosidade, que não tem nada a ver com os dogmas budistas. Porém o Zu Lai tem uma beleza que transcendem aos seus imponentes prédios e templo. Desde a sua entrada, no belo dos dezoito Arhats, o local mostra a sua beleza natural.


Movimento

O foco dessa imagem registrada no The Square Open Mall não é apenas pelo lugar, mas pela diversidade que reside, trabalha ou apenas passa pelo município de Cotia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na cidade mora 201.150 habitantes, em uma área de 324,010 km². Já imaginou a riqueza cultural humana que temos?


Depois da tempestade

Esta última imagem da matéria, clicada no km 23 da Raposo Tavares é só para lembrar que mesmo nas horas mais escuras, mesmo durante as tempestades, é possível observar ótimas imagens e ver a luz. Exceto em Cotia, pois quando chove, a energia elétrica acaba.