Batom líquido: 6 dicas para aplicar sem desastres

634
Foto: Facebook/Karina Macedo

Basta entrar em qualquer loja de cosméticos para encontrar o novo queridinho das amantes da maquiagem à venda na prateleira: o batom líquido. Além de a textura ser uma novidade, esse produto promete arrasar na durabilidade. Acontece que não é tão simples assim aplicá-lo nos lábios.

“O efeito do batom líquido fica incrível, mas, se não souber usá-lo, pode ficar um desastre na boca e craquelar. É um produto mais difícil de aplicar do que um batom comum em bastão, porque ele é muito seco e não desliza com facilidade. Tem muito pigmento em sua fórmula e pouca cera, o que faz com que a durabilidade na boca seja maior”, declara Karina Macedo (foto), profissional especializada em tecnologia em maquiagem, que recebeu muitas dúvidas sobre o produto no seu canal no Youtube.

De acordo com Karina, o ideal é ter uma rotina de esfoliação a cada 15 dias e hidratação diária nos lábios, para retirar a pele morta e garantir uma boca lisinha para receber o batom líquido. “Essas preliminares são fundamentais. Existem produtos cosméticos próprios para esfoliação, mas há receitinhas caseiras, como açúcar com mel, que funcionam muito bem. Para hidratar, recomendo usar balms ou a velha dica do Bepantol”, diz.

Para não errar, Karina ensina como aplicar o batom líquido:

1) Comece sempre contornando os lábios, assim a chance de borrar é menor.

2) Aplique um batom cremoso antes do líquido, no mesmo tom, porém mais claro.

“Com o próprio aplicador do batom, retire BEM o excesso do produto e comece contornando toda boca. Em seguida, preencha todo o restante (sempre com pouco batom no aplicador!!), quanto mais fina a camada de batom, menor a chance de craquelar. Para misturar bem e evitar manchas, dê batidinhas com o dedo para espalhar e retirar o excesso de produto”, revela.

3) Use um pincel de boca para fazer o contorno dos lábios.

“Outra opção é passar um hidratante labial antes do batom líquido e usar um pincel de boca no lugar do aplicador que vem no produto”. Ela explica: “comece contornando e preenchendo com o batom líquido na parte superior, dando batidinhas com os dedos para retirar o excesso. Logo depois, repita o processo na parte inferior. Lembre-se: a camada de batom deve ser fina para não craquelar”.

4) Se for preciso duas camadas, passe a segunda enquanto o batom ainda está molhado.

“Se aplicar a segunda camada depois de seco, ele vai craquelar”, diz.

5) Não espalhe o batom com os lábios, espere o batom secar naturalmente.

6) Faça sempre as preliminares, pois lábios rachados e descamados não se dão muito bem com batons do tipo matte (seco).