Ter muitos amigos pode aumentar tolerância à dor

Um estudo mostrou que pessoas com muitas amizades podem ser mais resistentes à dores físicas

6160
Foto: Freeimages

Ter amigos não é bom apenas para ter com quem sair, conversar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, pessoas com um grande número de amigos também tem maior tolerância à dor!

Os pesquisadores reuniram 101 adultos com idades entre 18 e 34 anos e pediram para que eles respondessem perguntas sobre personalidade, estilo de vida e círculo social.

Em seguida, os participantes foram submetidos a um teste que media o nível de tolerância à dor. Basicamente, os voluntários tinham que ficar o máximo de tempo possível com as costas apoiadas na parede enquanto dobravam as pernas em noventa graus.

Ao final do experimento, os cientistas observaram que as pessoas que tinham muitos amigos conseguiram fazer o experimento por mais tempo. Além disso, o estudo também mostrou que as pessoas que se diziam mais estressadas eram aquelas que tinham um círculo social menor.

Segundo os pesquisadores, a relação entre tolerância à dor e número de amigos pode ser explicada pela liberação de endorfina. Esse hormônio é o responsável por estimular a sensação de bem-estar, alegria. É por isso que, quanto mais amigos a pessoa tiver, menos dor ela sentirá.

No entanto, apesar dos resultados obtidos, os especialistas afirmam que mais estudos ainda precisam ser feitos para comprovar a ligação do número de amigos com a tolerância à dor. Será que eles têm razão?