Marte tem área azul

Nili Fossae é a região mais colorida de Marte

2413
Foto: Nasa

Nili Fossae é a região mais colorida de Marte. Ela é uma fratura na superfície do planeta parcialmente preenchida por sedimentos.

As regiões de Marte geralmente são homogêneas por conta do regolito (camada de poeira, solo, rocha quebrada e outros materiais), mas neste local o solo é exposto, exceto quando há dunas de areia.

Em dezembro de 2008, a Mars Reconnaissance Orbiter da NASA encontrou rochas em Nili Fossae contendo minerais de carbonato, uma descoberta geológicamente significativa. Outros minerais encontrados pela MRO são a esmectita de alumínio, a esmectita de ferro/magnésio, a sílica hidratada, os minerais do grupo caulinita, e os óxidos de ferro. Os cientistas da NASA descobriram que Nili Fossae é a fonte de plumas de metano, levantando a questão de se a sua origem provém de fontes biológicas.

Pesquisadores em julho de 2010 sugeriram que as rochas contendo carbonatos encontradas na região de Nili Fossae em Marte são compostos de rochas ultramórficas hidrotérmicamente alteradas. Consequente18mente, atividade hidrotermal pode ter fornecido energia suficiente para atividade biológica. Evidências de organismos vivos podem ter sido preservadas.