João Carlos Martins se apresenta para professores

Professores de Cotia participam de evento da CCR com apresentação do Maestro João Carlos Martins

648

Duas palestras que provavelmente marcaram a vida dos educadores e lhes fizeram refletir sobre diversos aspectos da vida. A primeira, do educador, antropólogo e folclorista brasileiro, Tião Rocha. A outra, do grande pianista e maestro brasileiro, João Carlos Martins. Duas histórias distintas, mas com uma lição em comum: a de que nada é impossível.

O evento realizado pela CCR ViaOeste, através do Programa Estrada para a Cidadania, do qual a cidade de Cotia faz parte, reuniu centenas de professores de outros munícipios vizinhos, no auditório do Centro de Eventos de Barueri, com a apresentação do maestro João Carlos Martins e da Orquestra Bachiana Filarmônica do SESI-SP, que emocionou todos os presentes.

O programa educacional,​ que teve o encerramento de mais um ano, é desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de 17 cidades e constituído por ações educacionais que disseminam conceitos de segurança no trânsito, cidadania e proteção ambiental. A coordenadora do Estrada para a Cidadania, Samanta Riman, da Secretaria de Educação de Cotia, falou sobre o envolvimento dos professores no projeto. “Essa parceria só engrandece o aprendizado dos alunos em sala de aula. Esse belíssimo evento organizado pela CCR prestigia esses professores que tanto se dedicam a arte de ensinar”.

A cerimônia de encerramento emocionou todos os presentes. Durante a palestra do Tião Rocha, ele que ministrou aulas durante muitos anos, falou sobre a diferença em ser professor e educador, “o professor ensina e o educador aprende”. Em seu discurso, ele também defendeu uma visão diferente sobre a pedagogia, “Não precisamos de livros, precisamos ter todos os instrumentos necessários que levem a criança a aprender. Não precisamos de prédios, e sim de espaços de aprendizado. Não precisamos de salas de aula, precisamos de gente”.