Pró-Sangue incentiva doadores com eventos e atrações

673
Foto: Divulgação

No dia 25 de novembro será comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. Trata-se da data mais importante para a hemoterapia brasileira. E como não poderia ser diferente a Pró-Sangue homenageará seus doadores.

Na semana de 23 a 28 de novembro, a Fundação vai recepcionar de forma calorosa seus candidatos. Ao longo desses dias, a instituição promoverá alguns eventos e atrações para o público que passar no Posto Clínicas.

Nas proximidades do evento, a agenda completa da programação poderá ser conferida nas redes sociais e no site da Pró-Sangue: www.prosangue.sp.gov.br.

Números – Segundo dados do Ministério da Saúde, o índice de doadores de sangue no Brasil ainda é bem tímido, não chegando a 2%. Sem dúvida, é necessário aumentar essa base, de modo a garantir um abastecimento confortável a todos hospitais e instituições que fazem parte da rede pública.

No Brasil, hoje são coletadas anualmente 3,6 milhões de bolsa de sangue, sendo que a Pró-Sangue já registrou mais de 4,8 milhões de doação nos seus 31 anos de atuação, que resultaram na produção de mais de 11 milhões de hemocomponentes.

Sabe-se que ainda falta à boa parte da população a conscientização sobre a doação de sangue no país. É por isso que a Pró-Sangue valoriza tanto seus doadores que, apesar das atribulações do dia a dia, sempre reservam um tempo para a doação voluntária. Por ano, a instituição recebe cerca de 150 mil candidatos. Só para ter ideia, cerca de 87% dessas pessoas vêm doar de forma voluntária, contra 13% que correspondem à doação vinculada. Um número que atesta a fidelização dos doadores à Fundação.

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde, vir alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e trazer documento de identidade original com foto. Vale lembrar que é bom evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. No mais, outros impedimentos poderão ser identificados durante a entrevista de triagem, no dia da doação.

O posto Clínicas fica na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155, 1º andar, a 200 metros da estação Clínicas do Metrô. A unidade atende das 7 às 19 horas de segunda a sexta, das 8 às 18 nos sábados e feriados, e no 1º e 3º domingos de cada mês das 8 às 13 horas. O estacionamento, gratuito aos doadores, é o subterrâneo – Garagem Clínicas, na Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar. Para horário de funcionamento dos postos acesse: www.prosangue.sp.gov.br/doacao/Enderecos.aspx.

Mais informações no Alô Pró-Sangue 0800 55 0300,no site www.prosangue.sp.gov.br,no twitter @pro_sangue ou no facebook /prosangue.

Endereço dos demais postos:

Posto Dante Pazzanese

Av. Dante Pazzanese, 500

2ª a 6ª (8 às 17 horas) e sábado (8 às 16 horas)

Posto Regional de Osasco

  1. Ari Barroso, 355 – Osasco

2ª a 6ª (8 às 16h30) e sábados (8 às 16 horas)

Posto Mandaqui

  1. Voluntários da Pátria, 4227 – Santana

2ª a 6ª (12h45 às 18 horas)

Posto Pedreira

  1. João Francisco de Moura, 251 – Jardim Campo Grande

2ª a 6ª (7:30 às 12:30 horas)

Posto Barueri

  1. Ângela Mirella, 354 – térreo – Barueri

2ª a 6ª (8 às 16 horas)

Assessoria de Imprensa
Telefone: 4573-7695
imprensafps@prosangue.sp.gov.br