Portal do Detran.SP ultrapassa 10 milhões de usuários

Instituição oferece 27 serviços eletrônicos e dois aplicativos para celulares e tablets

979

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), maior órgão de trânsito da América Latina, alcançou a marca de 10,2 milhões de pessoas cadastradas em seu portal. Isto porque os usuários têm à disposição 27 serviços eletrônicos no site www.detran.sp.gov.br, além dos aplicativos para celulares e tablets do Detran.SP que permite o recebimento de lembretes para a renovação da habilitação ou do licenciamento do veículo, por exemplo.

Em 2016, o portal do Detran.SP registrou uma média de 57 mil novos usuários por mês (o que equivale a 78 cadastros por hora ou 1,3 por minuto). E não é para menos. Tanto o site quanto os aplicativos oferecem soluções em poucos cliques, como a consulta de pontos na habilitação, o detalhamento de multas, o pedido de 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a pesquisa de débitos e restrições de veículos, entre outros serviços. Quem está tirando a primeira habilitação pode treinar para o exame teórico com o simulado de prova, que traz o banco de questões reais utilizado para a aplicação do teste teórico.

“A sociedade está cada vez mais conectada e o Detran.SP tem acompanhado essa tendência. Aprimoramos o portal e os aplicativos constantemente para facilitar o acesso aos serviços de trânsito e a reação dos usuários tem sido positiva”, ressalta Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.

Nas redes sociais, a autarquia tem mais de 100 mil seguidores. As contas no Facebook (facebook.com/detransp) e no Twitter (twitter.com/detransp) tiram dúvidas dos cidadãos, divulgam novos serviços e promovem a educação para trânsito.

Atualmente, o Detran.SP responde por 22,6 milhões de condutores e 27,8 milhões de veículos, o que representa um terço da frota do país.

Como se cadastrar
Para fazer o cadastro no portal do Detran.SP, o cidadão deve acessar www.detran.sp.gov.br e clicar em “Entre ou cadastre-se”, no topo da página. Basta informar dados básicos, como o nome, CPF, data de nascimento e e-mail para criar login e senha de acesso. O usuário também consegue se logar no portal do Departamento de Trânsito com o perfil do Facebook. É só vincular o cadastro à conta da rede social.
Quem quiser receber lembretes no celular sobre o acúmulo de pontos na CNH, a proximidade do vencimento da habilitação ou o prazo para licenciar o veículo deve informar o número do telefone móvel e autorizar o envio gratuito de SMS com os alertas.

Detran.SP no celular
Atualmente, o Detran.SP disponibiliza três aplicativos gratuitos, sendo um de serviços de trânsito, um para simulado de prova teórica e outro educativo voltado ao público infantil, o “Clube do Bem-te-vi”, que traz um jogo animado e ensina as crianças de forma lúdica a ter um comportamento seguro no trânsito. Juntos, já tiveram quase 2,8 milhões de downloads.

Os apps estão disponíveis para smartphones e tablets, nas plataformas iOS e Android. Basta buscar pela palavra chave “Detran.SP” nas lojas virtuais Google Play e iTunes.

Por meio dos aplicativos, o Detran.SP manda lembrete via notificação push sobre o prazo de licenciamento e informa o status do pedido do documento, notificando o motorista quando ele é emitido e sai para entrega pelos Correios, por exemplo.

Para ter acesso às notificações via push no aplicativo de serviços do Detran.SP, basta habilitar a opção de recebimento no aparelho após instalar o app. É importante ressaltar que não é enviado nenhum link com mensagem ou arquivo para download. Também não é necessário inserir nenhuma senha para ler o conteúdo.