Festa Junina Sustentável reuniu centenas de pessoas

Arraial em Cotia teve como objetivo resgatar a cultura caipira através da reutilização

1775
Foto: Secom/Cotia

Segunda edição da Festa Junina Sustentável reuniu centenas de moradores no último dia 25 de junho e teve como objetivo resgatar a cultura caipira através da reutilização.

Pneus, tábuas de madeira, retalhos de papel e tecido foram usados para enfeitar o palco, as barracas e construir banquinhos.

Já as bandeirinhas foram confeccionadas com jornais e revistas velhas. As brincadeiras também alertavam para a preservação do meio ambiente.

A tradicional pescaria foi substituída por “limpe o rio”, atração em que a criança, ao invés de pescar um peixe, contribui pra a despoluição do curso d´água.

Mostrando que em qualquer idade é possível se divertir, as apresentações das quadrilhas ficaram a cargo das crianças das escolas da rede municipal e da melhor idade que frequenta o Espaço Viver a Vida.

Anita Figueiredo, 80 anos, destacou o quanto as ações do espaço promovem a convivência e proporcionam mais qualidade de vida. “A dança rejuvenesce”, disse.

As barracas de comida e bebida foram organizadas por meio de uma parceria com instituições da cidade, que reverteram a arrecadação para seus projetos sociais.

Também foram montados espaços para exposição de artesanato e aferição de pressão arterial.

Lucas Gabriel,8, foi à festa com a sua avó e disse: “está tudo muito legal, as danças, o show, as comidas. Muito bom passar a tarde aqui”.

A separação correta do lixo foi estimulada por meio de latas separadas por cor e com placas explicativas sobre o que poderia ser depositado em cada local.

A secretaria de Meio Ambiente, Luciane Alegre, agradeceu ás equipes das pastas municipais que, juntas, tornaram a festa possível.

“É um trabalho de união. Cada secretaria se esforçou para trazer para população um momento de diversão, descontração e conscientização ambiental. Poder juntar tudo isso em um evento é muito legal”, afirmou.