Acesso a apps do Detran cresce mais de 700% em julho

990
Foto: Divulgação

O número de consultas e transações feitas nos aplicativos de serviços e simulado de prova teórica do Detran.SP para smartphones e tablets está em crescimento. No comparativo do total de acessos em julho deste ano e em julho de 2014, o aumento foi de 743%. Foram quase 5 milhões de pesquisas apenas no mês passado.

Só nos sete primeiros meses deste ano, as ferramentas já bateram a quantidade de transações (pesquisas e solicitações de documentos) feitas em 2015, quando totalizaram mais de 21 milhões. Em 2016, este número já ultrapassou a marca dos 27 milhões. Levando em conta a média mensal, o crescimento em 2016 é de 501% em relação a 2014 e de 222% em relação ao ano passado.

“Esse crescimento demonstra que os aplicativos têm sido funcionais no dia a dia dos usuários. A tecnologia visa facilitar a vida dos motoristas. Além dos apps, o Detran de São Paulo também disponibiliza 27 serviços online no portal www.detran.sp.gov.br. Dá para resolver muita coisa com apenas alguns cliques”, ressalta a vice-diretora-presidente do Detran.SP, Neiva Aparecida Doretto.

Os serviços mais procurados via mobile são: pesquisa de débito e restrições, simulado de prova e consulta de pontos na CNH. Mas também é possível ver dados do veículo, detalhe das multas, solicitar a 2ª via da CNH e receber em casa e acompanhar o andamento do serviço.

Os dois aplicativos são bem avaliados pelos usuários e têm nota 4.5 de 5.0 tanto na Google Play quanto na Apple Store. Juntos, já foram baixados mais de 2,8 milhões de vezes. O terceiro aplicativo do Detran.SP, o do Clube do Bem-te-vi, voltado à educação para o trânsito das crianças, tem cerca de 1,3 mil downloads.

Serviços eletrônicos – No portal do Detran.SP, o cidadão pode realizar 27 serviços de trânsito relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.

O Detran.SP oferece, ainda, três aplicativos gratuitos para tablets e smartphones, com diversas funcionalidades, como: solicitar 2ª via da CNH e acompanhar a emissão do documento; consultar multas do próprio veículo; treinar para a prova teórica; além do jogo educativo do Clube do Bem-te-vi. Os aplicativos estão disponíveis para as plataformas Android e iOS.