Festa de São Martinho brinda a safra das uvas

Quinta do Olivardo, em São Roque/SP revive a tradição que mistura cores, aromas e sabores

4035
Foto: Divulgação

A Quinta do Olivardo, em São Roque/SP, celebra a bonança da safra das uvas com a 4ª edição da tradicional Festa de São Martinho, que será realizada no próximo dia 26 de novembro. A festividade reúne apaixonados pela cultura lusitana de todo o país, que visitam a casa para reviver as cores, sabores e aromas desta grande festa.

São Martinho é uma das principais celebrações de Portugal, pois é a data em que o vinho que foi produzido em janeiro chega ao ponto e é provado com as castanhas portuguesas, assadas em brasa.

As festas de São Martinho estão associadas com um espírito de confraternização e solidariedade, reforçando os laços de amizade entre amigos e familiares. O santo é padroeiro dos produtores de vinho e restaurantes. No Brasil, a tradição é mantida pelos descendentes de portugueses que preconizam um dos provérbios sobre o santo: “no dia de São Martinho, come-se castanhas e bebe-se vinho”.

Durante a festividade, o público será recebido com uma caneca para brindar e degustar o vinho e o suco de uva, que foram produzidos com a ajuda do público em janeiro e estão armazenados desde então, nos tonéis de carvalho. Em seguida, os visitantes poderão participar da tradição do “magusto” – prática de assar as castanhas portuguesas sobre folhas secas no chão. O público fica ansioso ao redor das brasas esperando as cascas das castanhas se romperem para degustar a polpa.

Para animar a celebração, durante todo o dia o grupo folclórico e etnográfico Casa da Ilha da Madeira fará diversas apresentações de clássicos da cultura lusitana, convidando todo o público para cantar e dançar. Os cantores e dançarinos chegam à festa caracterizados de colonos portugueses, encantando os presentes.

A festa tem entrada gratuita, com a opção de pacote que inclui a degustação das bebidas e almoço.

Delícias portuguesas

Como manda a tradição, o público que visitar a casa poderá degustar o melhor da culinária portuguesa, preparada pelo chefe da casa. São delícias que levam como ingrediente principal o suculento bacalhau português, além da Espetada Madeirense – generosos pedaços de carne, sobrepostos em espetos preparados com o galho do louro – entre outros petiscos como o bolinho de bacalhau e o pão no prego.

Como toda casa portuguesa que se preza, a Quinta do Olivardo oferece para a sobremesa os tradicionais pastéis de nata, com fornadas saindo a cada 15 minutos, suculentos por dentro e crocantes por fora; além da rabanada portuguesa com calda de vinho, Santa Clara, entre outras delícias!

Sobre a Quinta do Olivardo

Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo é uma atração turística pela boa comida, ambiente acolhedor e também pela paisagem exuberante. Os parreirais ladeando as instalações conferem o clima bucólico das propriedades rurais da Ilha da Madeira, em Portugal, onde o proprietário Olivardo Saqui buscou inspiração para construir um dos locais mais visitados da Estrada do Vinho.

A Quinta do Olivardo recebeu por três anos consecutivos (2013, 2014 e 2015) a referência “Excelência” concedida pelo Trip Advisor, um guia mundial colaborativo, publicação na qual os comentários dos frequentadores pontuam o estabelecimento. O restaurante lidera o ranking das pontuações positivas entre os estabelecimentos da região.

Circuito de aventura

Os visitantes que gostam de sentir muita adrenalina não podem perder o 1º Circuito de Lazer e Aventura da Estrada do Vinho instalado na Quinta do Olivardo.

No circuito, o visitante poderá praticar arvorismo, escalada e encerrar o passeio em uma tirolesa que cruza o lago do restaurante.

Para quem gosta de atrações mais relaxantes, a Quinta do Olivardo oferece ainda mini pesca esportiva, passeio a cavalo e um relaxante pedalinho para passear sobre o lago. São atrações que agradam a família toda!

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.


Serviço:

4° Festa de São Martinho

Data: 27 de novembro, a partir das 10h

Local: Quinta do Olivardo

Km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

Informações sobre convites e reservas podem ser obtidas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação