Saiba quais frutas são permitidas para cachorros

Separamos uma lista com algumas dicas para você servir ao seu amiguinho sem medo

6350

Muitos de nós adoramos dividir comida com nossos pets, e ainda mais se você é daqueles que não aguenta a cara de pidão do seu cachorro toda vez que senta pra comer, vai adorar saber que existem frutas saudáveis que podemos compartilhar sem medo.

A melhor parte é que nossos amiguinhos podem usufruir dos mesmos benefícios que certas frutas trazem para nós, como melhor digestão, melhora do sistema imunológico, vitaminas, nutrientes, antioxidantes e pelos mais saudáveis.

É importante ressaltar que o sistema digestivo dos cachorros é diferente do dos seres humanos. Por essa razão, algumas frutas são perfeitamente seguras para nossos amigos de quatro patas, enquanto outras têm efeito contrário.

Confira algumas dicas:

Procure sempre informar ao seu veterinário quaisquer mudanças que você pretenda fazer na dieta do seu animal;

Comece sempre com pequenas porções; seu cão pode ter uma alergia ou a fruta pode causar alguma outra reação como dor de estômago, por exemplo. Além disso, frutas também têm calorias;

Se possível, comece a oferecer frutas para seu cachorro quando ele ainda for pequeno, assim ele se habitua desde cedo;

Se o seu cachorro não gosta de fruta, você pode misturar a polpa na ração ou usar o suco, desde que seja natural e sem aditivos (açúcares);

Certifique-se de ter lavado muito bem as frutas, descaroçado e removido casca e sementes pois algumas delas são extremamente tóxicas.

As melhores frutas para seu cachorro:

Abacaxi – Nada como um pedaço carnoso, suculento e extremamente doce de abacaxi para melhorar a absorção de proteínas do seu cachorro. Além disso, essa fruta é cheia de vitaminas, minerais e fibras.

Banana – Abarrotada de potássio, vitaminas, fibras, cobre e com pouco sódio e colesterol, as bananas são um petisco pra ser oferecido só de vez em quando porque têm muito açúcar.

Kiwi – Kiwis são uma fonte fantástica de vitamina C, potássio, cálcio, ácido fólico, ferro, fitonutrientes, fibras e outras vitaminas. Uma fatia é um ótimo petisco.

Laranja – Você pode dar a fruta inteira se seu cachorro for de médio a grande porte e 1/3 de fruta se ele for pequeno. Retire a parte branca e as sementes para não prejudicar a digestão do animal. O excesso de açúcar da laranja pode prejudicar o sistema gástrico do seu cão, então nada de excesso. Laranjas são vitamina C pura!

Maçã – Fonte de antioxidantes, fibras, vitaminas A e C, com pouca proteína e gordura, as maçãs são ótimas para cachorros mais velhos, mas cuidado com as sementes, elas são tóxicas.

Manga –Vitaminas A, B6, C e E, potássio, beta-caroteno e alfa-caroteno. Precisa dizer mais? Mas nada de dar a fruta inteira, o caroço pode sufocar além de ter um pouco de cianeto.

Melancia – Lembre-se de a casca antes e a parte branca também, se não pode bloquear o trato intestinal do cãozinho. No mais, tá tudo certo. Além de hidratar muito – ela é 92% água – a melancia é um coquetel de vitaminas A, B6, C e potássio.

Melão – Uma fatia é um petisco de bom tamanho, cheio de vitaminas A, B e C, fibra, betacaroteno, potássio, magnésio, tiamina, niacina, ácido pantotênico e ácido fólico.

Morango –Além de fibras e vitamina C, essa frutinha possui umas enzimas que ajudam a limpar os dentes do seu cão. O único porém, é que tem muito açúcar, então dê com moderação!

Pera – Essa fruta é um petisco cheio de fibras, vitaminas C e K e cobre. Como no caso da maçã, remova as sementes e o centro e corte a pera em pedaços mastigáveis.

Pêssego – Livre-se do caroço e corte o pêssego em fatias antes de oferecê-lo ao seu amigo canino. Essa fruta cheia de fibras e vitamina A pode ajudar a combater infecções.