UNIFIEO participa da Semana da Água em Osasco

A instituição sediou a palestra “Saneamento Ambiental”

1441
Foto: UNIFIEO

A Prefeitura de Osasco realizou a “Semana da Água” 2017, com uma série de palestras e outras atividades que chamam a atenção para a importância deste recurso natural tão importante e cada vez mais escasso no planeta.

Os temas abordados pela programação seguiram duas frentes de diálogo com a comunidade, uma com palestras debatendo os Recursos Hídricos, Saneamento Ambiental e Saneamento de Bairros e as Práticas de Educação Ambiental; a outra frente realizou ações in loco, com visitas monitoradas de alunos da rede pública a parques ecológicos e trilhas da região, que levaram o público a observação e reflexão dos conceitos ecológicos, estimulando o conhecimento e a conscientização, principalmente dos jovens.

O evento recebeu centenas de espectadores entre os dias 20 e 26 de março e ocorreu em diversos locais, entre eles, o anfiteatro do Centro Universitário FIEO, que acolheu grande público com a palestra “Saneamento Ambiental” na data mais importante da campanha: 22 de março, Dia Mundial da Água.

O público foi recepcionado pelo UNIFIEO através do reitor Prof. Edmo Alves Menini e Pró-reitores, Profa. Miriam Mitsue Hayashi, Dr. Ernesto Silvio Rossi Junior, Franco Oliveira Cocuzza, e o Secretário do Meio Ambiente Élio Salvini.

O palestrante, John Emílio Garcia da Sabesp e o Prof. José Eduardo Bevilacqua da Cetesb, desenvolveram o tema Saneamento Ambiental e prenderam a atenção do público abordando temas sobre o reuso de água; a situação da água não tratada no mundo; a alta mortalidade de crianças por falta d’água; a urbanização; o desenvolvimento sustentável; os processos da água e recursos hídricos do Estado de São Paulo. Temas que reforçaram a emergente destruição dos rios, lagos, nascentes e seu entorno, o que leva ao sofrimento extremo do meio ambiente e de toda a população, com maior rigor às pessoas mais pobres e às crianças.