Rio Branco realiza curso sobre Reformas e Política

O Colégio Rio Branco, por meio do projeto Espaço Rio Branco – Cultura & Reflexão, convida para o curso gratuito de atualidades

2360
Ilustração: FreeImages

1919“O Brasil e o Mundo​ em​​ ​2017​: Política, Economia e Democracia”, aberto às famílias, alunos e ao público, em geral, que acontece nos dias 18 e 25 de maio e 01, 08 e 20 de junho, na unidade Granja Vianna.

Durante as aulas serão abordados os principais aspectos sociais, políticos e econômicos que envolvem a proposta do pacote de reformas no Brasil: da Previdência, Trabalhista e Política. Já no bloco internacional, serão​ discutidos​ temas como a política de Donald Trump e as ameaças nucleares que envolvem a Coreia do Norte.

O curso será ministrado por renomados especialistas, mestres e doutores, das Faculdades Integradas Rio Branco (FRB) – reconhecidos também pela imprensa, como constantes fontes de entrevistas.

​​Durante os encontros, com a experiência em sala de aula e o compartilhamento de opiniões, os participantes terão a oportunidade de contextualizar sobre os temas, adquirindo subsídios acadêmicos para a elaboração individual de diferentes abordagens e linhas de pensamento.

Com carga horária total de 15h/aula e duração de cinco dias, o programa foi criteriosamente desenvolvido para trabalhar os principais aspectos e dúvidas gerais que surgem a partir das informações veiculadas pelos ​meios​ de comunicação e redes sociais.

Ao final, será concedido certificado de extensão universitária aos participantes.

As vagas são limitadas.

Esta é a terceira ação promovida pelo Espaço Rio Branco – Cultura & Reflexão, que tem como objetivo, ​ com o objetivo de​ criar espaços, cada vez mais ativos, para fomentar a cultura, o saber e o acolhimento, por meio de projetos que estimulem o debate e o enriquecimento intelectual e das relações sociais.

Inscrições e informações: www.crb.g12.br


Serviço:

“O Brasil e o Mundo​ em​​ ​2017​: Política, Economia e Democracia”

Programação – Unidade Granja Vianna

Datas: 18, 25, 1/6 e 08, 20/06*

Às quintas-feiras

Horário: 19h às 22h

Local: Colégio Rio Branco

Rod. Raposo Tavares Km 24, sentido SP

Granja Viana – Cotia


Temas e Palestrantes:

1ª aula: Reforma da Previdência: impactos econômicos e sociais

Foto: Divulgação

​​Onofre Portella

Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialização em Magistério do Ensino Superior e Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem experiência na área de Economia e Administração, com ênfase em Teoria Econômica e Mercadologia.


2ª Aula – Reforma Trabalhista, Terceirização e CLT: Avanços ou retrocessos?

Foto: Divulgação

Rui César Públio Corrêa

Doutor e mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP. Juiz Titular da 60ª Vara do Trabalho de São Paulo. Juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

 


3ª Aula – Reforma Política: cenário atual, aspectos e interesses envolvidos​​

Foto: Divulgação

Paulo Roberto de Camargo

Doutor em Ciências Sociais pela USP, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, graduado em Economia pela PUC-SP. Tem experiência nas áreas de Política, Políticas Públicas, Psicologia Social, Sociologia e Comunicação Social.


4ª Aula – A Política de Donald Trump: influências e repercussões internacionais​​

Foto: Divulgação

Pedro Costa Júnior​

Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Conferencista nacional e internacional e especialista em Política Norte Americana, atua predominantemente nas áreas de Teoria das Relações Internacionais, Economia Política Internacional, Filosofia Política e Relações Internacionais Contemporâneas.


5ª Aula – Coreia x Estados Unidos: a questão nuclear e ameaça à paz mundial

Foto: Divulgação

Alexandre Uehara

Doutor e mestre em Ciência Política pela USP, responsável pela área temática Ásia do Gacint/USP; membro do Grupo de Conjuntura Internacional da USP; presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses (Abej) e do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI). Tem desenvolvido pesquisas sobre questões asiáticas envolvendo temas de integração econômica e relacionamentos regionais, envolvendo particularmente o Japão, China, Península Coreana e Taiwan.