Cine Avião JK é ponto turístico em Araçariguama

Os turistas que visitam o Avião buscam em sua maioria a bela paisagem e apreciar as belas esculturas que embelezam a Praça Santos Dumont

4523
Foto: Secom/Araçariguama

O Município de Araçariguama é rico em paisagens e pontos turísticos, sendo que o que mais atraí os turistas é o Cine Avião JK. Além do avião, popularmente chamado, existem: o Parque da Mina do Ouro, o Centro Hípico Paineiras, o Morro do Voturuna, a Paróquia Nossa Senhora da Penha, diversas capelas, Parada dos Romeiros, Casa dos Contos, o Rancho 53 – Bacalhau, o mais lindo pôr-do-sol do interior Oeste Paulista, entre outros que atraem milhares de turistas durante o ano inteiro para Araçariguama.

Os turistas que visitam o Avião buscam em sua maioria a bela paisagem e apreciar as belas esculturas que embelezam a Praça Santos Dumont. Construída em 2006 em homenagem ao Pai da Aviação, na ocasião da comemoração do centenário do vôo do 14 Bis, a Praça Santos Dumont, abriga uma coleção de grandes esculturas do artista plástico Lúcio Bittencourt, inclusive uma réplica em miniatura da Torre Eiffel e o tão famoso avião. Ao todo são mais de 20 esculturas que dão um toque especial ao local.

Fabricado na Inglaterra, em 1958, pela empresa Vickers Armstrong Inc. e batizado de Vickers Viscount, a aeronave chegou a transportar a Rainha da Inglaterra antes de ser comprado pela Vasp. No Brasil voou como avião reserva da Presidência da República, chegando a transportar por várias vezes o Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, especialmente em suas viagens durante a construção de Brasília, servindo-o até o final de seu mandato em 31/01/1961. A aeronave permaneceu em operação a serviço da força aérea até 1969.

Em 2006 foi adquirido pela Prefeitura de Araçariguama como sucata, sendo restaurado para ser o Cine Avião “J.K.”.

“O Cine-Avião está em processo de reestruturação e revitalização, e é uma das prioridades da nossa Prefeita Lili Aymar , que em breve deverá entrega-lo novamente à população em pleno funcionamento, exibindo os documentários da nossa cidade e da nossa cultura.” – afirmou o Secretário de Cultura e Turismo, Davi Ben.

Curiosidades sobre a aeronave

Capacidade de transporte: 60 passageiros, 04 tripulantes técnicos, 02 comissários de bordo.

Estrutura: 04 motores Rolls Royce Dart Mk525-1990 SHP

Velocidade: 600 km/h

Autonomia de vôo: 3.000 km de mais 500 km de reserva para emergências

Altitude Máxima: 8.000 metros (pressurizado).

Prefixo: PPSRCMK701/015