Blitzes educativas abordam motociclistas em Cotia

A iniciativa foi tomada por meio do Programa Permanente de Educação no Trânsito, lançado com o objetivo de disseminar informações, orientações e fazer um trabalho de conscientização junto à população de todas as idades.

719

Em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo Estadual, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settrans) de Cotia realizou três dias de blitzes educativas nas três regiões do município: Caucaia do Alto, Cotia e Granja Viana. As ações aconteceram nos 28, 29 e 30 de agosto, e tiveram caráter educativo.

A iniciativa foi tomada por meio do Programa Permanente de Educação no Trânsito, lançado no início deste ano pelo prefeito Rogério Franco com o objetivo de disseminar informações, orientações e fazer um trabalho de conscientização junto à população de todas as idades.

“Além de orientarmos sobre segurança do motociclista, tiramos algumas dúvidas sobre documentação, legislação, entre outros, fizemos uma pesquisa que nos mostrou que 48% dos motociclistas abordados na ação já sofreram algum tipo de acidente”, disse o secretário da Settrans, Joaquim Brechó. “E o resultado esperado do trabalho do Programa de Educação é exatamente diminuir este percentual e preservar vidas”, completou.

“O objetivo com estas ações é incentivar a condução segura no trânsito. De acordo com o Infosiga SP, 94% dos acidentes fatais são causados por falha humana. No caso dos motociclistas, cuidados com as motos e usar equipamentos de segurança como capacete e faixa refletivas são fundamentais para reduzir o risco de fatalidade. Esta iniciativa é um primeiro passo para mobilizar os motociclistas, por isso a importância de dar continuidade e realizar novas ações”, disse Helenize Silva Gauderet, do Movimento Paulista

Foto: Vagner Santos/ Prefeitura de Cotia

Durante as blitzes, foram abordados 163 motociclistas, sendo 155 homens e oito mulheres. O levantamento da Settrans também mostrou que 51% dos condutores, ou seja, 95, fazem uso da moto para trabalho. Como é o caso de Francisco de Assis Souza, de 34 anos, abordado na Granja Viana. Habilitado há dois anos, apenas durante a abordagem descobriu que estava irregular. “Eu não sabia que a menção da letra ‘A’ na habilitação significa que tenho que usar lentes corretivas, fiquei surpreso, mas gostei muito de ser abordado e saber disso agora e não em uma blitz da polícia”, disse ao ser questionado sobre seus óculos. “Na hora do almoço vou em casa buscar”, completou.

Foto: Vagner Santos/ Prefeitura de Cotia

Para a realização da ação educativa, a Settrans contou com a parceria da iniciativa privada que doou brindes para os motociclistas e cedeu espaço para a realização das blitzes. Entre os parceiros, o Imperador do Óleo, em Caucaia, que doou trocas de óleo, a Honda, da Granja Carolina, que doou antenas corta pipa e fitas reflexivas e o posto de combustível Shell Portal da Granja, que cedeu um espaço para a montagem da tenda. “É uma ação interessante, educativa, preventiva de acidentes e colaborar com esta ação é importante para nós também”, disse Fábio Mendes, proprietário do posto.