Dona Deôla aposta em levain natural

A fórmula foi desenvolvida durante um ano e meio até que, finalmente, pudesse ir ao forno. Resultado? Pães artesanais deliciosos!

2160

A REVISTA CIRCUITO participou, na noite desta quinta-feira (21/09), de uma degustação de pães de levain natural da padaria Dona Deôla. “Macio por dentro e crocante por fora. A massa é muito leve e o sabor especial. É de comer rezando”, descreveu a jornalista Juliana Martins Machado, após experimentar o pão de açafrão com alho.

Os pães de levain natural da Dona Deôla são feitos com fermento natural à base de maçã e iogurte, obtido através de leveduras do próprio ambiente, sem adição de química. A fórmula foi desenvolvida durante um ano e meio até que, finalmente, pudesse ir ao forno. “O processo de fabricação proporciona sabor e textura especiais”, comentou o padeiro Alex, retirando dos fornos um dos pães para mostrar à nossa equipe.

A ideia, amadurecida há tempos, se consolidou em viagens da diretora Vera Helena e de sua equipe para a França, incluindo o Alex. Encantados com o método de fabricação e o cuidado que os franceses dedicam aos pães, decidiram aplicar a técnica na rede de padarias. “É claro que a França é uma grande inspiração quando falamos em levain natural, mas a motivação veio pelo crescimento do consumo de pães artesanais e a busca dos paulistanos por sabores diferenciados”, fez questão de frisar a diretora.

Esses pães artesanais são encontrados nas versões recheadas e tradicional. “É difícil escolher entre tantas opções deliciosas”, brincou nossa jornalista, indecisa entre saborear o de figo, o de vinho com provolone ou o de vinho com calabresa. No fim, acabou provando todos. Com e sem azeite. Com e sem acompanhamento. Com e sem recheio. “Eles são tão saborosos que dispensam qualquer guarnição”, finalizou Juliana.