Cotia promove caminhadas contra o câncer de mama

Eventos aconteceram na região central e em Caucaia do Alto. Prefeito Rogério Franco destacou a importância da prevenção

593
Foto: Vagner Santos/Secom-Cotia

Ruas de Cotia e de Caucaia do Alto foram invadidas por uma grande onda rosa formada por pessoas de todas as idades em apoio às Caminhadas Outubro Rosa, que aconteceram no sábado (28/10), em Cotia e, no domingo (29/10), em Caucaia do Alto.

As caminhadas foram realizadas pela Secretaria de Saúde e tiveram um foco social com a arrecadação de alimentos não perecíveis, que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade de Cotia (FSSC) para o atendimento de famílias carentes do município, e doação de cabelos que foram encaminhados ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC).

O prefeito Rogério Franco destacou os esforços da Secretaria da Saúde para ampliar a assistência à mulher. “Estamos trabalhando bastante para ampliar o atendimento às moradoras, garantindo que elas façam acompanhamento adequado em todas as fases de suas vidas”, disse.

Para realização do evento, a Secretaria de Saúde contou com a parceria de diversos empresários e comerciantes que colaboraram com brindes, protetor solar, montaram stand para aferir pressão arterial, doaram frutas, água, entre outros.

Para Magno Sauter, titular da Saúde em Cotia, o balanço sobre o Outubro Rosa é bastante positivo. “Foram diversos eventos que se encerram com as caminhadas. A participação foi muito boa e pudemos alertar sobre prevenção, a importância do autoexame e dos exames preventivos”, avaliou. A secretária adjunta da Saúde, Ângela Maluf, esteve à frente da organização das duas caminhadas.

Luís Caminada representou o GRAACC e recebeu a doação dos cabelos. “Cotia está de parabéns pela iniciativa, adorei. Começamos há muitos anos com este tipo de evento em São Paulo, era pequeno e hoje ganhou uma grande dimensão. Cotia está no caminho certo. Agradeço, em nome do GRAACC, pelo convite para participarmos e pela doação, tenho certeza que nasce uma grande parceria”, disse Luís.

O palestrante, professor e coach executivo, Miguel Monzu, participou da caminhada e aprovou a iniciativa da prefeitura. “Se quisermos produzir algo que cause impacto, tem que ser no coletivo. Sou entusiasta de eventos como este, por mim, teríamos 12 meses coloridos em prol de grandes causas. Outubro Rosa é uma grande oportunidade para discutir este assunto sério, que o é o câncer de mama”, destacou Monzu.

Foto: Vagner Santos/Secom-Cotia