Gratidão faz bem à saúde

Tanto as boas como as más experiências trazem aprendizados, que geram oportunidades para expressar seu agradecimento

1873

O que é ser grato para você? A palavra vem do latim “gratia”, que significa graça. De acordo com a psicanalista e coach Andreia Rego, é o poder dos pensamentos e sentimentos positivos, reconhecendo as coisas que lhe acontecem. Tanto as boas como as más experiências trazem aprendizados, uma virtude que alimenta um senso de oportunidade para expressar seu agradecimento. Gratidão, então, é uma forma de proporcionar a si e aos outros a apreciação do amor à vida.

Segundo a profissional, gratidão pode e deve ser cultivada sempre. A cada momento há possibilidades infinitas de aprender e superar algo.

“Exercer a gratidão faz bem para a mente, corpo e alma, além de fazer com que a saúde emocional se renove. Por isso, por meio do agradecimento, é possível recarregar as baterias para seguir com confiança, força e vitalidade ao longo do ano”, conta Andreia.

Além disso, o acompanhamento com um coaching também é essencial, pois facilita o autoconhecimento e ensina a como viver com satisfação.

“O coaching permite que você entre em contato consigo mesmo, o que resulta na melhor compreensão das suas emoções no dia a dia. Isso faz com que exista um desenvolvimento maior na sua autoestima e que suas relações interpessoais melhorem. Dessa forma, estimula o pensamento e sentimentos para o momento presente, criando perspectivas melhores sobre si, a vida e o futuro, além de fazer com que o equilíbrio emocional seja mais presente em seu cotidiano”, afirma a especialista.

Sendo assim, para cada ciclo, existe um momento de elevar pensamentos e agradecer a si, aos familiares, amigos, desconhecidos, colegas e todos que, de alguma forma, trazem algum aprendizado para você.

“Tudo tem um propósito de ser e existir, nada chega por acaso. Você é capaz de mudar o que quiser, inclusive, de ter uma vida mais saudável e feliz”, conclui Andreia.