Cotia rumo a se tornar cidade de interesse turístico

“A cidade de Cotia conta com uma diversidade de atrativos bastante interessante, que varia entre o ecoturismo, turismo religioso, e dezenas de opções de lazer”, diz Igor Borges, coordenador técnico do Plano Diretor de Turismo em elaboração

3344

Cotia poderá figurar entre os principais roteiros turísticos da Região Metropolitana de São Paulo. A afirmação é de Igor Borges, da Planisa Serviços Técnicos de Urbanismo, responsável  pela elaboração do Plano Diretor de Turismo da cidade.

O inventário da oferta turística, uma das principais etapas do Plano, foi apresentando durante reunião do Conselho de Turismo no último dia 26. “A cidade de Cotia conta com uma diversidade de atrativos bastante interessante, que varia entre o ecoturismo, turismo religioso, e dezenas de opções de lazer”, comentou Borges.  Ele explica que será o Plano Diretor que indicará um conjunto de ações para estruturar a cidade e para aumentar o recebimento de visitantes.

Templo Odsal Ling (Divulgação)

Entre as dezenas de opções de lazer e atrativos que o documento listou, Igor Borges diz que  estes atendem os mais diferentes objetivos e interesses.

“Atrevendo-me a selecionar alguns dos mais interessantes, em minha opinião, eu indicaria o Templo Zu Lai, o Templo Odsal Ling, a Basílica de Nossa Senhora de Fátima, os sítios Mandu e Padre Inácio e um dia com as crianças na fazendinha Companhia dos Bichos”.

Segundo Borges, a cidade possui vocação em diversos segmentos turísticos. “O Plano buscará direcionar as ações para fortalecer os que apresentam maior potencial”. Dentre os segmentos já identificados como estratégicos, estão o do Turismo Cultural, Turismo Religioso, Ecoturismo, Turismo de Pesca, Turismo de Aventura e Turismo Rural.

Templo Zu Lai, na Granja Viana ( Alexandre França Fotografia)

Para chegar a este inédito diagnóstico,  a empresa promoveu algumas oficinas e reuniões com o Conselho de Turismo e abertas ao público em geral, em que os participantes contribuíram com sugestões. Agora, a equipe técnica desenvolve a pesquisa de demanda turística, que identificará o perfil, origem e interesses dos visitantes da cidade. Em outra ponta, realiza o estudo de diagnóstico turístico do município. “E avançará na definição das estratégias no Plano de Ação”.

A população terá uma nova rodada de participação quando ocorrer a audiência pública que apresentará o diagnóstico e o plano de ação detalhado com as estratégias, programas e projetos indicados para atender aos objetivos para o desenvolvimento turístico de Cotia. Após isso, o Plano concluído será encaminhado para aprovação da Câmara Municipal de Cotia e depois para a Assembleia Legislativa de São Paulo. Sendo aprovado, a cidade poderá se tornar Município de Interesse Turístico.