Circuito Cultural chega a Cotia com atividades gratuitas

Projeto itinerante será realizado na Praça dos Romeiros, em 16 de setembro, recheado de atrações culturais para toda a população com patrocínio da Tenneco, apoio da Prefeitura de Cotia e realização do Instituto Eco Ambiental e Social

1030

Desenvolvido pelo Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), o projeto Circuito Cultural tem como objetivo difundir os diversos elementos da cultura popular brasileira e, ao mesmo tempo, apoiar grupos culturais locais, utilizando o formato de caravana itinerante para alcançar o maior número de pessoas em suas manifestações culturais pelo país. No próximo dia 16 de setembro, domingo, a trupe desembarca na Praça dos Romeiros, em Cotia (SP), onde levará animação para todas as idades.

Com patrocínio da Tenneco e apoio da Prefeitura de Cotia, serão oferecidos gratuitamente aos moradores da região espetáculos de dança, teatro e cinema, além de oficinas circenses com o grupo Além da Lona (perna de pau, malabarismo, trampolim acrobático e equilíbrio sobre cilindro). Já o Grupo do Centro de Artes de Itapevi fará apresentações de acrobacias, malabares e palhaço. Seguindo com as atrações circenses, o público terá também na área de arena apresentações com perna de pau, sombra e caveirinhas dançarinas. Para a criançada, workshops de bexigas esculturais, pintura facial e desenhos, além de muita música e animação.

Entre as atrações que farão o domingo mais feliz estão: Banda Marcial Armando Gaban, com resgate de ritmos das tradicionais fanfarras, Orquestra de Violeiros Terra da Uva (OVTU) para encantar todos com o som das modas de viola, o cantor Victor Fábio e a Banda Max BR4, que já estão ensaiando a trilha sonora para esquentar a praça.

Para os apaixonados por dança e práticas que envolvem movimentos corporais, o espetáculo ficará por conta de escolas da região, que prepararam números especiais para a data, que vão do clássico ao contemporâneo. São elas: Escola de dança Patricia Ballet, Centro de Artes de Itapevi, Instituto Anahi Beija Flor, Dançartes Escolas de Dança, Escola de Desenvolvimento Artístico (EDA), Academia de Dança Granja Viana, Amorindance e o Corpo de Ballet da Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Cotia.

Ao longo do dia, grupos de teatro e academias irão presentear os participantes com os espetáculos e apresentações folclóricas.  A Cia. São Genésio já está ensaiando a peça ‘As Aventuras da Gotícula’ e também será apresentada ‘Emília e o Livro Encantado’ com o grupo de teatro HUH, no palco principal. Haverá também resgate e apresentação de cirandas e cantigas de roda, apresentação com os grupos folclóricos Kwaza, da Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer de Cotia, apresentando maculelê, rodas de capoeira, ciranda e apresentação de curtas metragens. Seguindo a proposta da valorização cultural, o grupo de Tayko Kodamakay fará apresentações de percussão com tambores e a   Academia Sai Fung Kung Fu marcará presença levando para todos, a tradicional dança do dragão, um espetáculo da tradição chinesa realizado também para comemorar o ano novo chinês.

O projeto Circuito Cultural conta com recursos da Lei Rouanet, patrocínio da Tenneco e realização do Instituto Eco Ambiental e Social em parceria com a Perfectto Projetos.