Como cuidar dos cabelos na estação mais fria do ano

Especialista do Senac Taboão da Serra destaca dicas para manter os cabelos saudáveis nessa época do ano.

1324

A mudança de clima provocada pelo inverno requer atenção especial com a saúde dos cabelos. Isso porque, durante a estação, os fios perdem oleosidade devido à combinação de tempo seco, vento e banhos quentes, além da alimentação mais calórica. Nessa época, o organismo desenvolve mecanismos para repor a gordura perdida de forma descontrolada, o que acaba ocasionando a fraqueza, quebra e queda dos fios, além de caspas, aspecto de sujeira, entre outros problemas relacionados ao couro cabeludo.
O consultor de beleza e docente de visagismo do Senac Taboão da Serra, Antônio Flávio de Rezende, destaca algumas dicas que podem ajudar na manutenção da beleza e hidratação dos cabelos durante o período.

Evite banhos muitos quentes
Embora reconfortante nos dias mais frios, banhos muito quentes podem prejudicar a saúde capilar, uma vez que provocam o ressecamento do cabelo. O ideal, segundo o especialista, é começar a lavagem com água morna e finalizá-la com um jato de água mais fria. “Esse controle da temperatura permite uma boa higienização e preserva a saúde e beleza dos fios, além de dar mais brilho”, destaca Antônio.

Alimentação equilibrada sempre!
No inverno, é comum o consumo de alimentos mais gordurosos, o que pode aumentar a produção sebácea no couro cabeludo, tornando os fios mais oleosos na raiz e secos em sua extensão. “Esse é um cenário que favorece também o aparecimento da dermatite seborreica (caspas)”, alerta o especialista. Diante disso, é fundamental manter uma alimentação equilibrada, que inclua produtos cujos nutrientes agem no fortalecimento dos fios, como cenoura e mamão (vitamina A), morango e laranja (vitamina C), beterraba e feijão (ferro), peixes (ômega 3), entre outros.

Secador: use com moderação
Na estação mais fria, é quase impossível não considerar o uso do secador após lavar os fios, afinal, cabelo molhado não combina com as baixas temperaturas. Ainda assim vale a regra da moderação, já que a utilização muito frequente pode contribuir para o ressecamento da fibra capilar. “Não utilizar o secador em todas as lavagens, aplicar produtos antitérmicos e preferir temperatura média ou morna são práticas importantes para usar esse recurso de forma adequada no inverno”, recomenda o docente.

Tratamento adequado contra o ressecamento
Seja em casa, seja no salão de beleza, manter uma rotina de cuidados é fundamental para deixar os fios bonitos e saudáveis em qualquer época do ano. Como no inverno há uma tendência maior ao ressecamento, é importante optar por tratamentos regulares que ajudem a hidratar e nutrir os fios. “Em casa, utilize uma boa máscara de hidratação a cada 15 dias pelo menos, preferindo produtos com ativos como argan e queratina. No salão, apostar em um cronograma capilar pode ser um bom recurso para manter uma disciplina nos cuidados com os cabelos”, conclui Antônio.