Dia do Surdo: Brasil ganha desenho animado em Libras

Escrito por Paulo Henrique dos Santos  animação traz o tema da deficiência que atinge quase 10 milhões de brasileiros.

494

No dia do surdo comemorado nesta quarta-feira (26)  o Brasil ganha seu primeiro desenho animado totalmente em Libras – Língua brasileira de sinais. Escrito por Paulo Henrique dos Santos  animação traz o tema da deficiência que atinge quase 10 milhões de brasileiros.

O primeiro episódio  de “Min e as Mãozinhas”,  já está disponível no YouTube e conta a história do cotidiano e aventuras lúdicas de Yasmin, uma menina surda, Conhecida como Mim. Voltado para crianças de 3 a 6 anos, o desenho tem a intenção de educar e mostrar que crianças surdas também se divertem e brincam tanto quanto crianças que escutam normalmente.

Santos  conta que a história surgiu a partir de situações do cotidiano que o fizeram perceber o quanto a população está despreparada para se comunicar com os surdos.

“Eu estava em um casamento, sentado ao lado de uma pessoa surda, e não sabia como pedir sal a ela. Notei que precisava de um mediador para conversar com uma pessoa que é brasileira. E achei isso muito bizarro”, contou em  entrevista à Folha de São Paulo.

O episódio piloto foi lançado para buscar patrocínio. Se conseguir o apoio, Santos pretende produzir e lançar outros 13 episódios, planejados para uma primeira temporada. A cada um deles, assim como o piloto, serão ensinados cinco sinais de libras.

Assista ao primeiro episódio: