Vargem Grande recebe o Circuito Sescoop/SP de Cultura

Apresentação da peça infantil ‘Lolo Barnabé’ conta com apoio da Escola Cooperativa de Vargem Grande Paulista

546
Divulgação

O Circuito Sescoop/SP de Cultura chega pela primeira vez à cidade de Vargem Grande Paulista, no dia 4 de outubro, quinta-feira. Fruto de parceria com a Escola Cooperativa de Vargem Grande Paulista, o evento contará com a apresentação da peça ‘Lolo Barnabé’, voltada para o público infantil.

Desenvolvido pela Cia. Circo de Bonecos, criada em 1999, o espetáculo adapta o livro didático que também que dá nome à peça, assinado por Eva Furnari.

“É um espetáculo que trabalha a matemática da sustentabilidade e o consumo sustentável”, explica Paulo Belchior, Analista de Projetos Culturais do Sescoop/SP. “A diretora pedagógica  da Escola Cooperativa conhecia o livro e achou interessante trabalhá-lo.”

Na peça, uma família da época das cavernas começa a inventar várias coisas para ter mais conforto: primeiro uma porta com fechadura, depois roupas, e muitas outras. Com o tempo, Lolo Barnabé, sua esposa Brisa e seu filho Finfo começam a acumular objetos, utensílios e bugigangas e percebem que estão ficando sem tempo uns para os outros.

Para adquirir os ingressos, basta levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que será revertido ao Lar Margarida Residencial para Idosos. A apresentação acontece no dia 4 de outubro, às 14h, na Escola Cooperativa de Vargem Grande Paulista.

Serviço

Circuito Sescoop/SP de Cultura – Vargem Grande Paulista

Espetáculo: Lolo Barnabé

Local: Escola Cooperativa de Vargem Grande Paulista

Data: 4/10, quinta-feira

Horário: 14h

Ingresso: 1 kg de alimentos não perecíveis, exceto sal

Agenda Circuito: http://www.sescoopsp.org.br/circuitosescoopsp/

Sobre o Circuito

O Circuito Sescoop/SP de Cultura, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, tem a proposta de levar atrações de teatro, circo, dança, música, cinema, intervenções artísticas e oficinas criativas ao público de toda a região, especialmente municípios com poucas opções culturais. Criado em 2016, o programa é resultado da experiência consagrada do Mosaico Teatral, Mosaico na Estrada e Mosaico Jovem, que, por mais de 15 anos, possibilitaram o acesso à arte a mais de 747 mil pessoas em 110 cidades paulistas.

O cooperativismo é um modelo de negócios que busca unir desenvolvimento econômico e social. Sua filosofia é a de transformar o mundo em um lugar mais justo e equilibrado, com melhor distribuição de renda – empreendimentos cooperativos geram riqueza de modo proporcional à participação de cada um dos seus cooperados.

As cooperativas buscam impactar não apenas a própria realidade, mas também contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades e do mundo. Levar a arte a todos é uma das formas que as cooperativas paulistas e o Sescoop/SP encontraram de contribuir com a sociedade. A arte é um elemento essencial da cultura de um povo e de uma nação e o cooperativismo compartilha da ideia de arte como representação e reafirmação da vida. O Sescoop/SP vem apostando na diversificação das linguagens artísticas para levar a cultura a amplos setores da população e colocar em prática os princípios cooperativistas, reforçando a vocação social do movimento.