O que esperar do tempo em outubro?

A chuva de outubro, no final do mês, deve ficar abaixo da média histórica na maioria das  regiões do interior paulista.

590
Foto: William Melo/Revista Circuito

A chuva de outubro no estado de São Paulo vai continuar bastante irregular ao longo do mês e também na distribuição sobre a maioria das regiões do estado. Esta irregularidade será sentida especialmente pelo interior paulista.

Várias frentes frias vão passar pelo litoral paulista no decorrer do mês de outubro, mas quase todas terão um deslocamento oceânico. Assim, a maior influência das frentes frias será no leste do estado, região mais próxima do mar.

Chuva

Para a Grande São Paulo, litoral e toda a faixa leste do estado, a previsão é de que chova com regularidade ao longo do mês e teremos até vários dias com muitas nuvens. Mesmo assim, a tendência é de que outubro termine com um volume de chuva próximo ou abaixo da média histórica na cidade de São Paulo.

Para o interior do estado, não há expectativa de dias com chuva generalizada e persistente, apenas pancadas de chuva provocadas basicamente por causa do calor e da disponibilidade adequada de umidade no ar. Há risco de temporais, mas em pequenas áreas. A maior concentração de chuva deve ocorrer na última semana do mês.

A chuva de outubro, no final do mês, deve ficar abaixo da média histórica na maioria das  regiões do interior paulista. A maior deficiência de chuva deve ocorrer no norte e noroeste do estado de São Paulo. Assim, regiões como a de Franca, Ribeirão Preto, Barretos, São José do Rio Preto e Araçatuba devem esperar por menos chuva do que a média normal para o outubro, que varia, em média, de 100 a 150 mm.