Empreendedorismo e inovação foram temas em Cotia

A agenda fez parte o programa “Acelera Cotia”, criado este ano pelo prefeito Rogério Franco com a proposta de fortalecer o ecossistema de empreendedorismo de inovação em Cotia e cidades da região, uma vez que o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) - que reúne dez municípios - se fez presente e endossou a iniciativa da Prefeitura.

335

A manhã desta quarta-feira (31/10) foi de aprendizado, troca de experiência e informação, em Cotia. Isso porque, a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica e Inovação (SMGEI) realizou a segunda edição do “Diálogo sobre Empreendedorismo e Inovação”. O evento gratuito contou com a presença de empreendedores e startups que acompanharam palestras e puderam saber um pouco mais sobre cases de sucesso, tanto da iniciativa privada quanto do terceiro setor, além estabelecer e fortalecer network.

A agenda fez parte o programa “Acelera Cotia”, criado este ano pelo prefeito Rogério Franco com a proposta de fortalecer o ecossistema de empreendedorismo de inovação em Cotia e cidades da região, uma vez que o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) – que reúne dez municípios – se fez presente e endossou a iniciativa da Prefeitura. “O Cioeste defende a realização de parcerias. Ela reduz gastos e fortalece as ações, e esta tem sido a política adotada pelo consórcio. Cotia se projeta como facilitadora e fortalecedora do empreendedorismo e inovação”, disse Francisco Maciel, secretário executivo do Cioeste.

Durante cerca de duas horas, os presentes conheceram mais sobre os cases: B2Mamy, aceleradora que prepara e conecta mães empreendedoras ao ecossistema de inovação, com a CTO Micheli Junco. Já Paulo Pandolfi, sócio fundador da Colab, apresentou o sucesso de seu aplicativo uma rede social para cidadania. Carla Link, fundadora e designer na Talking City, reforçou a importância do trabalho em rede e de soluções conjuntas.  A cotiana Bia Diniz, fundadora do Cruzando Histórias, organização sem fins lucrativos, também reforçou a importância de parcerias e explicou como elas vêm dando certo em seu projeto.

Bibiana Carneiro é médica veterinária e tem um projeto de startup no setor de agropecuária. Conheceu o Inova Cotia e passou a fazer parte de um grupo criado pela SMGEI. Veio ao encontro em busca de informação, parceiros e investidores. “Tenho um projeto, já tenho clientes, mas não tenho parceiros e investidores. [o Inova Cotia] é importante para fazermos network, conhecer quem está inovando e buscarmos investidores, especialmente brasileiros, pois os negócios acontecem aqui”, disse.

O titular da SMGEI, Raphael Camargo, fez uso da palavra na abertura e encerramento do encontro e garantiu que muita novidade vem por aí. “Este foi o nosso segundo encontro, em 2019 cumpriremos mais agendas trazendo conteúdo e conhecimento para vocês. Estamos trabalhando para, em breve, anunciarmos incentivo fiscal para atração de startups, como isenção de IPTU, redução de ISS. Tudo está sendo estudado a pedido do prefeito Rogério Franco”, disse Raphael.