Risco de temporal em SP é maior hoje

O fim de semana é de alerta por causa da muita chuva e ventos fortes.

473

Nuvens bastante carregadas se formaram ontem sobre a Grande São Paulo e pelo interior por causa do grande aquecimento e da umidade do ar elevada. A chuva caiu forte, mas em poucos locais. Choveu também no litoral.

Nesta sexta-feira, o tempo fica mais instável no estado de São Paulo. A quantidade de pancadas de chuva será maior e risco de temporal também é maior. O fim de semana é de alerta por causa da muita chuva e ventos fortes.

Mais calor em SP
Todo o estado de São Paulo fica mais quente nesta sexta-feira, 23 de novembro. Ventos quentes e úmidos, vindos do Norte do país, trazem mais ar úmido e calor para o estado. Estes são dos ingredientes básicos para a formação de nuvens carregadas, mas hoje, a intensificação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai vai deixar o tempo mais instável.
O sol aparece forte por várias horas em todo o estado. Na capital, os termômetros passam dos 30°C. O forte aquecimento estimula o crescimento de grandes nuvens que vão provocar pancadas de chuva com raios durante a tarde e à noite. Na Grande São Paulo, as primeiras pancadas de chuva devem começar antes do fim da tarde.  Esta sexta-feira será um dia quente e com pancadas de chuva a partir da tarde também no interior e pelo litoral.
Pode chover forte e há risco de granizo em diversas regiões do estado, incluindo a Grande São Paulo. Algumas rajadas de vento podem chegar aos 75 km/h.

Fim de semana de alerta
Durante o fim de semana,  a região da Grande São Paulo, e todo o estado de São Paulo, entra em alerta para tempestades, com ventania e chuva bastante volumosa. A passagem de uma grande e forte a área de instabilidade, associada com uma frente fria que chega ao litoral paulista, espalha nuvens muito carregadas que devem provocar chuva bastante volumosa e durante o sábado, 24 de novembro. A maioria das áreas do estado de São Paulo já deve amanhecer o sábado com chuva.  A chuva do próximo sábado pode causar problemas em várias localidades paulistas, inclusive na região da Grande São Paulo, como alagamentos e também a queda de granizo. Ha risco de ventania.
No domingo ainda há condições para chuva moderada a forte em quase todo o estado de São Paulo.