Aceitei com prazer o convite da Gabi para escrever aqui no Portal de Notícias da Revista Circuito na coluna Vinho & Vinil. Desde já me coloco à disposição dos leitores para atender a pedidos de temas para escrever sobre o assunto, ok? Fiquem à vontade.

Começo falando de BIB, ou mais conhecido Bag-in-Box. Esse Bag-in-Box, como o nome já diz é uma sacola dentro de uma caixa. O vinho é embalado a vácuo em uma sacola plástica que tem uma torneirinha que vem lacrada. Essa sacola é então colocada dentro de uma caixa que tem um orifício para que se possa deixar a torneirinha para fora.

Essas embalagens costumam vir em 3 litros e em 5 litros, há brasileiros e há importados também de Portugal, Itália, Nova Zelândia (lá é muito comum).

Vejo grandes vantagens nessas embalagens:

1) Por ser embalada a vácuo, o vinho se conserva bem, pois não tem a ação do oxigênio, que é o que mata o vinho com a oxidação.

2) Você tem o vinho sempre à mão para tomar uma tacinha na hora que der vontade.

3) Você pode deixar na geladeira por exemplo.

4) Você economiza, pois a embalagem faz muita diferença. Há BIB de 5 litros por R$ 100,00.

5) Facilita seu gasto com vinho.

6) Um BIB de 5 litros dá 33 taças de 150 ml., consumo diário ideal recomendado pelos médicos. Dá para 1 mês!

6) E ainda melhor, ninguém fica regulando se você vai abrir mais uma garrafa… no meu caso por exemplo minha mulher nunca diz: “Didú! Você vai abrir mais uma garrafa?!…” Pois se ela acha que estou bebendo muito, respondo que é minha terceira taça… hahahaaaaa.

Mas brincadeiras à parte, esses BIB só têm um defeito para mim, nunca trazem vinhos de qualidade alta. Os produtores acham que desprestigia sua marca. Pura bobagem, pois acredito que teria mercado. De qualquer forma, o que se encontra no mercado são vinho simples para o dia-a-dia que garantem prazer e saúde.

Outro dia visitando a Casa Palla, achei um BIB bem gostoso e até gravei “O Vinho de hoje” que publico diariamente na minha pg do Instagram (veja abaixo). Fica a dica a você.

O importante é que você fique feliz com seu vinho e beba uma taça por refeição, vai por mim, a digestão será melhor, sua disposição será melhor, tudo ficará melhor. Vinho é saúde, é alimento. Saúde.

 


Didú Russo é editor do site www.didu.com.br, está no facebook (www.facebook.com/didu.russo/) e no Instagram (www.instagram.com/didu_russo/)