Edição 228: dezembro de 2018

2198

Se existe um gênero musical que canta as adversidades do dia a dia, este é o rap, que vem do inglês rhyme and poetry (rima e poesia). Inclusive o rap ultrapassou pela primeira vez na história o rock como gênero musical mais ouvido nos EUA. O relatório anual da Nielsen indica que R&B e hip hop representaram 24,5% da música consumida nos EUA em 2017, com o rock em segundo, com 20,8%. Essa foi a maior porcentagem da história do R&B/hip hop e a primeira vez em que o gênero ficou na liderança do ranking.
No Brasil a banda Racionais MC´s, que acaba de completar 30 anos de carreira, é um verdadeiro fenômeno do gênero e da cultura nacional. O disco Sobrevivendo no Inferno acaba de virar livro, editado pela Companhia das Letras, e já é uma das obras a serem consultadas pela Unicamp. Bebendo e se inspirando dessa fonte, porém com rimas e métricas próprias e bem autênticas, destacou-se o cantor José Tiago Sabino Pereira, conhecido como Projota. Cantor e compositor desde cedo, descobrimos que esta personalidade se mudou há pouco tempo para a Granja Viana. O rapper recebeu a equipe da Circuito em sua casa e concedeu uma entrevista exclusiva em que nos conta sua surpreendente trajetória de vida, carreira musical e também novos projetos.

Trazemos ainda as tendências que vão bombar neste verão. Falamos do compromisso entre Prefeitura de Cotia, Sabesp e Ministério Público que propõe investimento de R$ 180 milhões para despoluição do rio Cotia e obras de saneamento. Conhecemos moradores da região que cultivam de lúpulo a diversas plantações.