Programa de educação ambiental certifica escolas de Cotia

Campanha "Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola" arrecadou mais de 3,5 mil litros de óleos. Escolas funcionam como posto de coleta e realizam atividades de educação ambiental com os alunos

361
Foto: Secom/Cotia

06Com a proposta de construção de uma sociedade mais consciente e responsável com o meio ambiente, e comprometida com os recursos naturais, Cotia participa da Campanha “Lugar de Óleo de Cozinha Usado é na Escola” que, nesta terça-feira (4/12), entregou os certificados para 40 escolas que aderiram a iniciativa e trabalharam a educação ambiental junto aos alunos em uma ação que extrapolou os muros escolares, já que envolveu a sociedade e disseminou informação para o entorno.

A cerimônia de entrega de certificação aconteceu no auditório do Centro de Atendimento ao Munícipe (CAM). “Este é um projeto maravilhoso que desperta consciência e valores para nossas crianças mudarem os hábitos dos adultos. Obrigada e parabéns a todos que se dedicam com tanto carinho”, disse Neusa Abreu, Secretária de Educação.

A Campanha faz parte do Programa Meio Ambiente nas Escolas, que existe desde 2011 em Cotia e, por meio dela, as escolas funcionam como postos de descarte de óleo de cozinha usado que ganham destinação correta ao invés de poluírem rios, córregos, nascentes e outros cursos d’água. Além disso, por meio de uma parceria com o Instituto Auá, gestores e educadores são capacitados e promovem atividades de educação ambiental junto aos alunos. O óleo coletado é vendido e os recursos vão para as Associações de Pais e Mestres (APM).

Marisa Gaspar, coordenadora da EM José da Costa Chaves, disse que está satisfeita com os resultados. “Até o ano passado, a coleta estava muito baixa em nossa escola. Mas este ano aumentou e sabemos que é resultado do trabalho feito com os alunos que multiplicam informações e cobram atitudes dos adultos”, afirmou.

A EE Pedro Casimiro Leite também foi certificada graças à uma iniciativa da estudante Ana Júlia (15 anos), que conheceu a campanha quando estadava na EM Deusnil Gonçalves de Souza. “Esse projeto é maravilhoso e resolvi levar para a [escola] Pedro Casimiro. […] É responsabilidade de todos cuidarmos do planeta”, disse a aluna que representou a coordenação de sua escola.

Participaram do evento o Secretário de Meio Ambiente e Agropecuária, Gustavo Gemente, Adalberto Bastos, diretor do Departamento Pedagógico da Educação, Samira Duran, da empresa Óleo Vila Velha, Müller Pereira, da Diretoria de Ensino Região de Carapicuíba, Ana Cassilda, da Sabesp – regional Cotia, Leonardo Jardim, da Preserva, Ana Cecília, do Instituto Auá, Carolina Cotrim do Instituto Auá e Adriana Cardoso, da Secretaria de Saúde.

A Campanha  acontece em Cotia com o apoio do Instituto AUÁ e Preserva Recicla, com patrocínio do Óleos Vila Velha e parceria com Óleo Sustentável.

Desde a chegada dos parceiros do Programa Meio Ambiente nas Escolas, o número de escolas que aderiram à Campanha dobrou. Até junho deste ano, eram 20, em novembro, chegou a 40. A quantidade de óleo usado coletado também aumentou de 1 mil litros, no primeiro semestre, para 2,5 mil litros, até novembro.

Os números colocam a Campanha bem perto de superar a meta traçada de 4 mil litros até julho de 2019. “O objetivo é continuarmos crescendo e tendo cada vez mais escolas participando”, disse Carolina Cotrim.

Com informações da Secom/Cotia