Pelo meio ambiente, alunos de Cotia plantam árvores

Chamado de ato simbólico em defesa da vida terrestre, crianças do Jardim II ao 5º ano, da Escola Municipal Francisca Manoel, plantaram 13 mudas de árvores

553

Os alunos da Escola Municipal Francisca Manoel de Oliveira, em Cotia, realizaram uma ação positiva em prol do meio ambiente. Chamado de ato simbólico em defesa da vida terrestre, crianças do Jardim II ao 5º ano colocaram as mãozinhas na terra e plantaram 13 mudas de árvores no entorno da unidade.

A ideia já era trabalhada com o Projeto Horta, mas este ano a direção e as professoras decidiram ampliar a ação, que teve a jardinagem e o replantio inseridos no trabalho.

“Desde pequenos, eles devem ser preparados a preservar o meio ambiente, assim como também fazer o plantio e cuidar da natureza”, disse a diretora Liege Maria.

Cada turma ficou responsável por uma muda. Entre as espécies, estão o Pau Brasil e a Pitanga.

Para a professora de Educação Especial, Simone Lúcia, esse ato traz uma reflexão sobre a vida ambiental e o verdadeiro objetivo da educação básica, que é a formação cidadã e a conscientização dos direitos e deveres das crianças.

“Quando as crianças nascem, já nascem com direitos e, um deles, é o ambiente equilibrado, e as árvores fazem parte desse equilíbrio”, afirma.

O projeto não só mobilizou toda a escola, mas como também as famílias. Simone detalha que “essa é uma forma da mãe ser presente, conhecer o projeto da escola e mostrar que tudo que eles aprendem aqui podem plantar na vida”.

Os alunos do 5º ano, Eduardo Gonçalves e Estefani Ribeiro, falaram sobre a importância da atividade ecológica.

“A gente deve melhorar nossos cuidados em ter árvores para o meio ambiente. O ser humano tem uma coisa chamada cobiça, ele acha que o mundo é dele, mas, na verdade, é de todos os seres vivos”, disse Estefani.

Já Eduardo acredita que se outras escolas fizessem o mesmo, o meio ambiente teria “mais vida”. “Ações assim podem influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo”, diz.

Por José Rossi Neto