Vinho e transgressões e heresias

"É minha opinião e claro, não cabe como regra e muito menos para desperdiçar um vinho de classe, mas antes de qualquer coisa o Vinho foi feito para lhe dar um momento de prazer e a partir daí a coisa já ficou subjetiva", explica o nosso colunista Didú Russo.

3046

Caros amigos web-espectadores, o vinho no Brasil vive um momento sensacional. Nós temos cerca de 30 mil rótulos à disposição, há ofertas constantes de vinhos em importadores, lojas e supermercados, aliás, anote aí esta dica, logo mais no alto verão o Pão de Açúcar deverá fazer uma mega oferta de Vinhos Verdes, típicos para o nosso clima, pois soube que eles importaram mais de vinte contâiners de vinhos verdes. Mas não é de Vinho Verde este texto não, se você tem interesse neles neste momento acesse este post, fique por dentro, e depois volte aqui pois o assunto hoje é transgressões e heresias com o Vinho…

Eu escrevo sobre vinhos há mais de vinte anos, já fiz mais de 200 palestras pelo Brasil, tenho livros publicados e etc., etc., e a coisa mais comum que acontece comigo quando alguém ganha certa intimidade é confessar que coloca cubos de gelo no vinho no verão… hahahahaaaaa eu acho sensacional e já gravei diversas vezes sobre isso, como na série “Dicas do Didú” onde você tem mais de 70 vídeos meus disponíveis no Youtube www.youtube.com/didurusso/dicasdodidu

No caso das transgressões e heresias com o vinho, gravei este aqui, que fala especificamente sobre isso. É minha opinião e claro, não cabe como regra e muito menos para desperdiçar um vinho de classe, mas antes de qualquer coisa o Vinho foi feito para lhe dar um momento de prazer e a partir daí a coisa já ficou subjetiva, não é mesmo.:

 

Recentemente houve uma polêmica no mercado dos experts do Vinho, pois o Ibravin, que é o Instituto do Vinho do Brasil, colocou no ar uma campanha denominada “Seu Vinho, suas Regras” onde sugere que as pessoas bebam o vinho como quiserem.

A Campanha foi duramente criticada por Sommeliers Experts que trabalham no topo da cadeia de consumo, que não entenderam que se trata de atrair para o universo do Vinho, os jovens, que consideram que o vinho é um mundo cheio de regras de etiqueta e que não é para eles… O assunto ainda não terminou e deixou feridas abertas. Mas o fato é que hoje no Brasil existem cerca de 60 milhões de pessoas que declaram beber ao menos uma garrafa de vinho por ano. Ora, imagine se esses sessenta milhões de pessoas bebessem 1 Taça por Refeição, que é o que indicam os médicos??!!! O Brasil seria um dos maiores mercados de vinho do Mundo. É isso que o Ibravin está tentando. As pesquisas mostraram que os jovens acham o Vinho complicado, um mundo cheio de regras, assim nasce essa campanha.

Eu falei com o Carlos Cabral, que é o consultor de Vinhos do Pão de Açúcar (aliás o Pão de Açúcar é o maior vendedor de Vinhos do Brasil!!!) e perguntei a ele o que ele achava da indignação daqueles Sommeliers, veja o que ele disse:

 

Então meus amigos? E vocês? Como ficam? Eu já há muitos anos, bem antes dessa polêmica já fazia as minhas transgressões e não as escondo, experimente todas elas e depois me conte, quero saber sua opinião, mas lembre-se, não vá fazer isso com aquele vinhaço do seu sogro né?… Saúde!!!


 

 

Didú Russo é editor do site www.didu.com.br, está no facebook (www.facebook.com/didu.russo/) e no Instagram (www.instagram.com/didu_russo/)